polvo a provençal

Tome coragem, a receita é simples e o resultado espetacular. Experimente!

INGREDIENTES

1 polvo com 1,8 kg
6 tomates grandes e suculentos
2 cebolas
4 dentes de alho
sal
molho de pimenta
óleo de oliva


MODO DE PREPARO

Atenção o polvo, nessa receita, demora mais de uma hora cozinhando.

Compre o polvo fresco. Peça para limparem bem a membrana que envolve a parte central e separarem os tentáculos.

Em casa, corte a parte central do polvo em tiras finas como se fossem anéis de lula. Coloque os tentáculos sobre uma tábua e bata com um batedor de carne ou com a parte grossa da lâmina de uma faca grande. O objetivo é amaciar a carne quebrando suas fibras. Bata dos dois lados. Corte os tentáculos em pedaços com aproximadamente dez centímetros.

Ferva um panelão de água. Coloque os pedaços de polvo na água fervendo. Quando a água ferver novamente, escorra o polvo.

Prepare um refogado com as cebolas cortadas em anéis, os tomates picados e os dentes de alho amassados. Quando a cebolas e os tomates desmaiarem no fundo da panela, acrescente os pedaços de polvo, cubra com dois copos de água e tampe a panela.

Cozinhe no fogo baixo sem sal por meia hora. Sempre que o molho começar a secar acrescente mais um copo de água. Após esse tempo, tempere com sal e pimenta. Continue a cozinhar até a carne do polvo estar muito macia.

Retire o polvo da panela, coloque em prato aquecido no forno. Verifique a quantidade de molho, coloque um pouco mais de água se for o caso, prove, acerte o tempero e passe por uma peneira.

Espalhe arroz em um prato de servir, coloque o polvo e cubra com o molho.


Fotos

  • Foto