www.cozinhadamarcia.com.br

Prepare um delicioso quibe de bandeja com uma receita adaptada do livro da especialista em cozinha mediterrânea, Claudia Roden. Clique para saber mais sobre a autora

INGREDIENTES

Para a massa
500g de carne moída, de cordeiro ou bovina
1 / 2 xícara |120 g de trigo para quibe
1 cebola picada
Sal e pimenta a gosto | meia colher de chá de cada

Para o recheio
1 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo
250 g de carne moída, cordeiro ou bovina
Sal e pimenta a gosto
1 pitada de canela
2 colheres de sopa de pignoli picados ou amêndoas

2 colheres de chá de manteiga
4 colheres de sopa de caldo de carne ou de vegetais


MODO DE PREPARO

Deixe o trigo apenas coberto de água por pelo menos quatro horas, ele vai inchar e aumentar o volume. Escorra bem em uma peneira. Enquanto isso, prepare o recheio, refogue a cebola no óleo, acrescente a carne, tempere com o sal, a pimenta e a canela. Misture bem, mas não deixe que a carne doure, ela terminará de cozinhar no forno. Misture os pignoli.

Enquanto o recheio esfria, prepare a massa. Bata primeiro o trigo no processador de alimentos. Pulse uma ou duas vezes. Em seguida, junte a carne, tempere com sal e pimenta e pulse mais algumas vezes para o trigo e a carne misturarem.

Amasse a massa com as mãos e espalhe metade no fundo de uma assadeira refratária untada com manteiga. Espalhe o recheio. Cubra com a outra metade da massa de carne e trigo. Molhe com duas colheres de sopa de caldo, marque a superfície o quibe com uma faca, formando losangos.

Asse no forno previamente aquecido a 200o C até dourar. Durante esse tempo a gordura da carne vai derreter e para evitar que o quibe frite na assadeira é preciso molhar com mais uma ou duas colheres de sopa de caldo. O quibe manterá a sua textura e sabor reaquecido no forno e não no forno de micro-ondas.


Fotos

  • Foto