www.cozinhadamarcia.com.br

Os franceses e italianos também tem ótimas receitas de rabada, nem preciso dizer que as regiões onde tem gado sempre tem boas receitas de miúdos e partes menos carnudas do boi. Acontece que muitas dessas partes como o rabo ou as costelas tem o osso que ao ser cozido acrescenta sabor e textura ao prato. A rabada a seguir tem vinho e muitos temperos na panela – sem tomate e sem gordura

INGREDIENTES

Para 4 pessoas que comem pouco
4 xícaras de água
1 rabo de boi já cortado
4 dentes de alho
2 cebolas pequenas
1 e 1 / 2 xícara de vinho tinto
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta
2 colheres de sopa de salsa e cebolinha picadas
1 maço de agrião


MODO DE PREPARO

Essa receita não dá trabalho, mas o sabor só fica realmente bom quando preparada na véspera.

Para desengordurar os pedaços de carne, lave-os e ferva-os por cinco minutos na água. Desligue o fogo e espere esfriar, uma parte da gordura vai derreter. Não tempere a carne. Atenção - guarde a água onde a rabada ferveu para usá-la no cozimento.

Em uma panela de pressão, doure os pedaços de carne no fogo bem baixo. Jogue fora o excesso de gordura, junte a cebola cortada em anéis. E assim que amolecerem acrescente os alhos amassados, polvilhe com um pouco de sal e pimenta e junte o vinho. Logo que o vinho ferver junte a salsa e a cebolinha e cubra com a á água onde os pedaços de carne foram pré-cozidos.

Feche a panela e cozinhe na pressão, com o fogo baixo, por 45 minutos. Deixe esfriar totalmente - o prato precisa desse tempo para chegar ao ponto de cozimento correto. Abra a panela e guarde na geladeira. No dia seguinte retire toda a gordura com o auxílio de uma colher. Só então aqueça e acerte o sal e a pimenta. Sirva arroz ou uma massa curta como a da foto.


Olha o truque

Não corte os talos do agrião para servir em saladas e sopas, rende pouco e o sabor fica muito suave.

Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto