Prepare uma carne dourada por fora e quase crua no centro para servir com saladas ou sanduíches

INGREDIENTES

1, 6 kg de alcatra
1 colher de sopa de sal grosso
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher de sopa de óleo

1 frigideira de ferro


MODO DE PREPARO

Na hora de comprar observe se a carne está com uma capa de gordura em um dos lados, assim ficará mais suave e gostosa na hora de preparar o rosbife. Lave e seque rapidamente e, com uma faca muito afiada, faça talhos na diagonal sobre a gordura. Corte nas duas direções para que formem losangos depois de dourados. A profundidade dos corte e de um centímetro.

Preparada dessa maneira a carne adquire diferentes pontos, do tostado passando pelo rosa claro até o mal passado no centro.

Aqueça uma frigideira de ferro por aproximadamente 15 a 20 minutos no fogo médio. Espalhe o óleo. Aumente o fogo e acrescente o pedaço de alcatra à frigideira.

Doure a carne na frigideira até estar bem escura, troque a posição da carne com a ajuda de uma espátula diversas vezes para a carne não perder líquido, o que aconteceria se utilizasse um garfo. Quando achar que a carne está bem escurinha por fora, polvilhe-a com o sal, vire mais algumas vezes na frigideira, polvilhe com a pimenta e desligue o fogo. Quando esfriar, cubra só a carne com papel alumínio ou coloque-a em um recipiente com tampa. Guarde na geladeira até a hora de servir.

Sirva com uma Salada de batatas



Olha o truque

Alcatra localiza-se na parte traseira do boi, entre o lombo e a coxa, junto com a maminha e a picanha. Porque as pontas unem-se à outros pedaços do boi tem maior número de tendões e enervações, logo são menos uniformes e mais duras. Se possível, compre o pedaço da parte central da peça. Não importa se irá prepará-la como rosbife ou como bifes

Fotos

  • Foto
  • Foto