www.cozinhadamarcia.com.br

Grandes, verdes e com sabor levemente amargo, o feijão fava costuma ser esquecido na hora de preparar saladas. A mesma receita pode ser preparada com as favas ainda quentes e o molho frio ou bem gelada. No verão gosto de acrescentar dois ou três cubos de gelo picado na hora de levar para a mesa

INGREDIENTES

Para 4 porções
250 g de feijões favas
1 / 4 de xícara de azeite
Suco de 1 limão siciliano
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 xícara de salsa picada
3 cubos de gelo


MODO DE PREPARO

Se estiver usando os feijões fava novos, eles são encontrados normalmente nas feiras, cozinhe-os sem sal e apenas cobertos com água até ficarem macios. Como o tempo de cozimento depende da idade do feijão, preste atenção.

A cor das favas varia do verde claro quando estão frescas até o bege quando secas. As favas secas devem ser deixadas de molho se tiverem sido compradas no supermercado por que ficaram mais tempo armazenadas.

Tempere as favas ainda quente com o sal, azeite e limão. Junte a salsa e sirva ainda quente. Para servir a salada gelada, deixe por duas ou três horas na geladeira e antes de servir distribua o gelo picado por cima.


Olha o truque

Como picar gelo – coloque as pedras de gelo em um saco e bata suavemente com um martelo de madeira para quebrar. Se preferir quebre o gelo em um processador de alimentos.

Fotos

  • Foto