www.cozinhadamarcia.com.br

Faça uma super conserva de sardinhas para servir com pão e salada de alface. Aproveite um pouco para exibir os seus dotes na cozinha. A receita é muito fácil, rica em ômega 3 e, para quem acha que o sabor da sardinhas é forte, recomendo experimentar para mudar de idéia!

INGREDIENTES

Para 12 porções
6 sardinhas compradas limpas e fechadas
2 dentes de alho
Suco de um limão
1 colher de chá de sal
1 / 4 de xícara de vinagre de vinho
2 folhas de louro
1 / 2 colher de chá de sementes de erva-doce
3 xícaras de água

Azeite de oliva


MODO DE PREPARO

As sardinhas primeiro foram lavadas em bastante água e limão para tirar o sangue que fica parado, isso depois de terem sido limpas na peixaria.

Depois de temperadas, deixei-as de um dia para o outro em tigela fechada na geladeira. Para temperar misture os temperos e o azeite em um potinho e depois esfregue-o nas sardinhas.

No dia seguinte é só arrumar uma camada de sardinhas – no caso são apenas três sardinhas, no fundo da panela, colocar duas folhas de louro e cobrir com o vinagre e a água misturados com o tempero das sardinhas que sobra na tigela.

Ferva por 15 minutos, durante esse tempo vai subir uma espuma grossa e escura, retire-a com uma colher. Duas ou três vezes bastam para deixar as sardinhas limpas.
Retire as sardinhas da panela com uma escumadeira e arrume-as em um recipiente com tampa e cubra com azeite de oliva. Deixe na geladeira. Sirva de entrada ou como tira-gosto com sempre com fatias de pão cortadas bem grossas, generosas!


Fotos

  • Foto