A receita pode ser preparada com qualquer tipo de abóbora, eu gosto muito de usar a abóbora japonesa, também chamada de cabochan ou cabocha aqui em São Paulo, onde eu moro. Ela tem uma casca verde escura meio enrugada e não tem tanta água quanto os tipos. A abóbora moranga, também produz uma sopa gostosa. O gengibre é muito importante para acrescentar o sabor refrescante ao sabor.

INGREDIENTES

1 abóbora japonesa com aproximadamente 1,5 kg
1 folha de louro
1 cm de raiz de gengibre
1 colher de chá de sal grosso ou flor de sal
2 colheres de sopa de coalhada natural para acrescentar na hora de servir


MODO DE PREPARO

Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e asse as duas metades levemente temperadas com sal até ficarem bem macias. Deve demorar aproximadamente 20 minutos no forno médio.

Retire a abóbora do forno, retire a polpa com a ajuda de uma colher bem grande, coloque os pedaços em uma panela com uma xícara de água, o gengibre descascado e ralado sobre a panela para aproveitar o caldo que escorre da raiz, e a folha de louro. Ferva rapidamente para a abóbora pegar o gosto fo gengibre.
Bata a mistura morna com um mixer até obter um creme. Lembre-se de retirar a folha de louro. Guarde na geladeira por pelo menos três horas para a sopa ficar geladinha. Sirva acompanhado do iogurte. Se quiser deixar o sabor mais picante, polvilhe com um pouco de pimenta moída na hora ou com uma pitada de curry.