www.cozinhadamarcia.com.br

Sirva um prato forte e saborosos como prato principal nos dias frios

INGREDIENTES

Para 6 a 8 porções

Para o caldo de ervilhas
1 e 1 / 2 xícara | 300g de ervilhas secas
2 litros de água
1 colher de chá de sal
2 dentes de alho inteiros descascados
1 / 4 de colher de chá de ervas de Provence ou orégano seco

Para as carnes e legumes
400 g de músculo sem gordura cortado em cubos
2 cenouras
4 a 6 talos aipo com algumas folhas
1 cebola inteira
1 tomate
4 dentes de alho inteiros
2 e 1 / 2 litros de água
2 colheres de chá de sal
6 a 8 galinhos de salsa

Para a cevadinha
1 xícara | 180 g de cevadinha
2 xícaras | 480 ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de azeite


MODO DE PREPARO

Eu preparei, em dias separados, a sopa de ervilhas e o caldo com a carne, assim o tempo que fiquei na cozinha ficou bem menor, além disso a maior parte das pessoas só tem uma panela de pressão. E quem precisa de mais de uma?

Primeiro prepare a sopa de ervilhas. Lave os grãos de ervilha em uma peneira sob a torneira de água fria. Deixe-os de molho até dobrarem de tamanho, em torno de das horas. Após esse tempo, coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão e cozinha no fogo médio para baixo por uma hora. Desligue o fogo.

Quando a panela esfriar, abra a tampa e, se for o caso, cozinhe as ervilhas por mais quinze ou vinte minutos até obter uma sopa grossa. Não se preocupe com a espessura da sopa, ela pode ser mais líquida ou mais espessa como a da foto, é uma questão de gosto pessoal.

Para preparar o caldo, como para a sopa de ervilha, coloque todos os ingredientes na panela de pressão e cozinhe por uma hora e quinze minutos. Desligue e quando a panela estiver fria, passe o caldo por uma peneira. Guarde o caldo para utilizar em outra ocasião.

Arrume as carnes e legumes que ficaram na peneira em um prato.

Para fazer a cevadinha, deixe-a de molho por uma ou duas horas; cozinhe os grãos cobertos com a água e o sal em uma panela pequena no fogo baixo. Assim que estiverem cozidos, mas ainda firmes, acrescente o azeite e a salsinha. Desligue o fogo e tampe a panela, a cevadinha vai terminar de cozinhar no seu próprio calor.


Fotos

  • Foto