www.cozinhadamarcia.com.br

Adoro fazer sorvetes e sorbets, a diferença é que estes são preparados sem leite ou seus derivados e, por isso, podem ficar menos cremosos. A gordura do leite faz falta na composição mas, por outro lado em alguns casos pode deixar o sorvete pesado. Por isso eu utilizei um pouco de ágar-ágar, um tipo de gelatina de algas. Valeu a pena

Veja mais receitas para suas visitas no livro Brigadeiros e Bolinhas Doces e Salgadas

INGREDIENTES

Para 600 g de sorvete

250 g de chocolate meio amargo, utilizei chocolate em gotas com 58% de cacau
60 g de chocolate em pó
200 g (1 xícara) de açúcar
1 / 2 colher de chá de ágar-ágar em pó
600 ml de água
1 / 4 de colher de chá de sal de sal


MODO DE PREPARO

Aqueça o açúcar com a água e o chocolate em pó até 70 graus, junte o ágar-ágar e misture até chegar a 86 graus, o melhor é ter um termômetro, mas dá para fazer no olho, a temperatura é quase fervendo.

Coloque o chocolate em um recipiente de metal ou louça e molhe com a mistura quente com o ágar-ágar. Bata com um mixer de mão por dois minutos. Guarde no congelador por três horas e deixe na geladeira até a hora de bater o sorbet em uma sorveteira caseira.

Sirva polvilhado com nibs de cacau. Nibs são as amêndoas de dentro das sementes do cacau torradas e quebradinhas, seu sabor pode variar de levemente até bem amargo, tudo depende da qualidade da semente. Podem ser compradas em algumas lojas de comidas gourmet. Na foto estão os nibs de um grande chefe francês, Alain Ducasse, que os prepara misturados com lascas de chocolate cru.

Já viu o Fichário de Receitas da Cozinha da Marcia? Você compra um com um dos temas e completa com mais fascículos com receitas diferentes.


Fotos

  • Foto
  • Foto