O nome correto é torta invertida, o caramelo e a fruta ficam no fundo da forma e são cobertos por uma massa que pode ser essa que eu fiz até a massa folheada comprada pronta, questão de gosto uma vez que não reduz o tempo de preparo – isso mesmo! O maior tempo no fogão é para dourar o abacaxi, aproximadamente vinte minutos. Por causa da acidez a fruta fica avermelhada.
É uma receita que andou muito em moda aqui, pelo menos no Rio de Janeiro, na década de sessenta do século passado. Dei uma boa pesquisa nos livros da época e revisei o modo de fazer. Ficou fácil de fazer e deliciosa.

Veja a receita de sorbet de chocolate com mel para servir com a torta

INGREDIENTES

Para uma torta com 20 cm de diâmetro
1 abacaxi tipo pérola cortado em fatias com 1, 5 cm de espessura
6 colheres de sopa de açúcar integral (açúcar cristal marrom claro)
1 colher de sopa de manteiga cortada em pequenos pedaços

Para a massa
100 g de margarina vegetal (isso mesmo)
1 / 2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá de fermento em pó


3 colheres de sopa de geleia de frutas – framboesa, morango ou a receita que preparei
Veja como fazer a sua geleia de frutas aqui


MODO DE PREPARO

Polvilhe o açúcar em uma frigideira, arrume as fatias de abacaxi em espiral e distribua os pedacinhos de manteiga. Cozinhe o abacaxi no fogo médio até dourar, se começar a queimar abaixe o fogo. A cada vez que se abaixa o fogo as fatias soltam mais líquido, assim abaixe e aumente o fogo até o miolo estar macios e as fatias douradas. Não é preciso virar. Quando o caldo secar e as fatias dourarem, o que demora mais ou menos vinte minutos, tampe o abacaxi com a forma que vai ser utilizada e vire como quando se solta um bolo da forma. Arrume as fatias para ficarem sobrepostas.

Prepare a massa enquanto as fatias esfriam um pouco. Bata todos os ingredientes da massa no processador de alimentos até obter um creme liso. Espalhe colheradas de massa sobre os abacaxis e estique para obter uma camada bem nivelada com as costas de uma colher molhada.

Asse no forno médio, 200 graus, até a massa dourar. O forno precisa estar bem quente para a massa assar apesar da grande quantidade de caramelo e líquido que o abacaxi ainda vai soltar. O tempo de forno é aproximadamente 35 minutos – depende do fogão.

Mais receitas de Super Sobremesas no Fichário de Receitas da Cozinha da Marcia

Compre aqui a sua nova panela de pressão


Fotos

  • Foto
  • Foto