A tradicional torta de maçã dos desenhos animados americanos, é uma receita reconfortante e deliciosa

INGREDIENTES

Para a massa
2 e 1/4 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2/3 de xícara de margarina
1/4 de xícara de água gelada

Para o recheio
6 maçãs
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de canela
1 pitada grande de noz moscada
1 raspa de limão a gosto
3/4 de xícara de passas
1 gema
1 colher de sopa de leite


MODO DE PREPARO

Misture a farinha, o sal e a margarina gelada com a ponta dos dedos até obter uma farinha grossa. Dê uns beliscões na farinha e na manteiga para ir mais rápido. Adicione a água aos poucos até a massa formar uma bola. Abara a massa como um disco e guarde dentro de um saco plástico na geladeira enquanto prepara o recheio.

Para o recheio misture o açúcar, uma colher de sopa de farinha, a canela, a noz moscada e a raspa de limão em uma tigela grande. Junte as maçãs descascadas, sem o miolo e cortadas em fatias finas e as passas já misturadas com o resto da farinha. Mexa tudo com as pontas dos dedos para espalhar entre as fatias de maçã o açúcar misturado com a canela e a farinha e as passas.

Divida a massa em duas partes: um terço para a cobertura e dois terços para o fundo e as laterais. Abra a parte maior em uma superfície polvilhada com farinha. Corte um círculo com diâmetro igual ao da forma acrescido da altura da lateral e mais um centímetro (para ultrapassar a altura da forma).

Unte uma forma refratária com vinte centímetros de diâmetro e forre com a massa. Coloque o recheio, aperte um pouco com as mãos. Abra o resto da massa, corte com um centímetro maior que a forma. Cubra a torta apertando a massa contra o recheio. Aperte as laterais enrolando a massa para dentro, torcendo como uma corda. Abra com a faca três furos com meio centímetro.

Misture a gema com o leite e pincele a massa de maneira irregular. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de uma hora.

Sirva a torta quente acompanhada de sorvete ou de creme de leite batido com meia colher de chá de gengibre ralado.