www.cozinhadamarcia.com.br

A receita é italiana, a massa delicada e o recheio é preparado com a polpa de maçãs ácidas que tem menor quantidade de açúcar. Por isso, é possível preparar doces, sorvetes, marmeladas e recheios de torta que combinam bem a sua acidez tanto com outras frutas como com nozes e castanhas secas, sem contar a possibilidade de misturá-las  ervas frescas pouco usadas em pratos doces como o manjericão

Mais receitas de frutas da Cozinha da Marcia

INGREDIENTES

Para uma torta com 20 cm de diâmetro
Para a massa
1 / 2 xícara | 125 g de manteiga sem sal gelada
1 / 2 xícara | 100 g de açúcar
2 e 2 / 3 de xícara | 240 g de farinha de trigo
1 / 4 de colher de chá de sal
2 gemas

Para o recheio
4 maçãs verdes (casca verde)
3 colheres de sopa | 45 g de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de rum
Suco de 2 limões
1 colher de sopa de essência de baunilha
3 folhas de manjericão fresco
1 colher de sopa | 15 g de amido de milho

1 gema para pincelar a massa da torta
3 colheres de sopa | 45 ml de água


MODO DE PREPARO

Primeiro prepare a massa – misture a manteiga com o açúcar, o sal e as gemas, assim que obtiver um creme homogêneo, polvilhe a farinha e misture até conseguir formar uma bola de massa. A massa pode ser amassada com a mão ou com uma batedeira com o gancho. Divida a massa ao meio, coloque cada pedaço dentro de um saco plástico e amasse com a mão para formar um disco. Guarde-os na geladeira por uma ou duas horas.

Prepare o recheio enquanto a massa descansa. Descasque as maças, corte-as em fatias grossas no comprimento. Retire a parte mais dura e os caroços. Misture o suco de limão com o açúcar, o rum, a essência de baunilha e o amido de milho. Misture até o amido desmanchar. Acrescente as fatias de maçã.
Ligue o forno em temperatura média, 200o
Abra metade da massa com um rolo sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo. O tamanho deve ser o equivalente ao tamanho do fundo e o da lateral da forma. Forre o fundo e as laterais da forma com o disco de massa. Preencha com o recheio, enfie as folhas de manjericão. Cubra a torta com a outra metade de massa previamente esticada com um rolo.
Aperte as laterais para grudarem. Se quiser aperte com um garfo para a borda ficar marcada. Fure toda a superfície com um garfo e pincele toda a parte de cima da torta com a gema dissolvida na água.
Mais receitas com maçãs
Bolo integral de maçãs

Sorvete de maçã


Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto