www.cozinhadamarcia.com.br

Na verdade deixe-me avisar as peras são colocadas sobre a massa da torta cortadas ao meio no sentido do comprimento o que dá uma aparência diferente para a torta. A massa é rápida de fazer e o sabor muito delicado

INGREDIENTES

Para uma torta com 22 cm de diâmetro
8 peras bem miúdas, o número pode variar de acordo com o tamanho das peras
1 colher de chá de água de rosa
2 colheres de sopa de açúcar

Para a massa
100 g de manteiga sem sal gelada
150 g de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de essência de baunilha
5 colheres de sopa de água


MODO DE PREPARO

A massa pode ser feita a mão ou no processador de alimentos, o objetivo é obter uma farofa bem grossa. Coloque a manteiga cortada em pedaços pequenos, o açúcar, a canela, o sal e o fermento em pó no processador e bata até obter uma areia fina, junte a essência de baunilha e uma colher de água de cada vez sem parar de bater. A massa está pronta assim que estiver como uma areia molhada, bem antes de virar uma bola de massa.

Eu juntei uma sobra de granola – duas colheres de sopa , mas pode juntar um restinho de castanha de caju ou de Pará picadinha, só melhora o resultado final da massa.

Espalhe a massa em uma refratário untado, pode ser retangular com 20 cm de lado ou redondo com 22 cm de diâmetro. Corte as peras ao meio no comprimento. Corte cada metade em 6 fatias. Mas atenção, não corte as fatias até se soltarem umas das outras, as metades serão abertas como um leque sobre a massa da torta. Distribua as peras sobre a massa ligeiramente abertas até preencherem o maior espaço possível. Não se preocupe em ocupar toda a superfície.

Polvilhe com duas colheres de sopa de açúcar e com a água de rosas. Asse no forno por aproximadamente 45 minutos, até a massa ficar dourada. Um parte do açúcar sobre as peras vai derreter mas não todo. Sirva a torta ainda morna.


Fotos

  • Foto
  • Foto