www.cozinhadamarcia.com.br

As uvas do tipo Santa Isabel ou apenas Isabel são miúdas, bem pretinhas, docinhas e parecem com as uvas utilizadas para se fazer vinho. Chegam aos mercados no auge do verão, são perfeitas para se fazer tortas, sorvetes, recheios, geleias e sucos de uva fresca

INGREDIENTES

650 g de uvas pretas tipo Santa Isabel
1 xícara de açúcar cristal integral (marrom claro)
3 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
1 colher de chá de sementes de anis
1 / 4 de xícara xarope de maple ou de mel
Massa folheada comprada pronta
2 colheres de sopa de amêndoas, castanhas do Pará ou qualquer outro tipo trituradas como uma farinha

Para pincelar a massa
1 gema
1 / 4 de xícara de água


MODO DE PREPARO

Para essa torta dar certo é importante preparar as frutas e deixá-las descansando por aproximadamente duas horas. Solte as uvas dos cabinhos, misture-as com o açúcar, duas colheres de sopa de amido de milho, o anis, o xarope de maple. Misture tudo muito bem para o amido envolver as frutas, amasse-as um pouco e descanse por duas ou três horas.

Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo fixo com a massa folheada – para o suco das uvas não escorrer enquanto assa. Polvilhe a colher de sopa de amido de milho que sobrou no fundo da assadeira. Polvilhe uma colher das castanhas trituradas. Cubra com as uvas temperadas, polvilhe com o a colher de sopa de castanhas trituradas que sobrou.



Cubra as uvas com uma folha de massa. Deixe alguns furos na massa para o vapor escapar. Enrole as pontas da parte de baixo com a da parte de cima da massa.

Dissolva a gema em meia xícara de água e pincele a massa. Asse no forno bem quente até a massa dourar. Eu achei que a massa estava um pouco branquela e polvilhei duas colheres de sopa de açúcar refinado depois da torta estar por aproximadamente 45 minutos no forno. Esperei mais quinze minutos para terminar de dourar.


Olha o truque

Tortas de frutas
Antes de acrescentar o recheio de frutas sobre a massa de uma torta polvilhe o fundo com uma colher de sopa de amido de milho (maisena). Cria-se uma camada de proteção que ajuda a massa a assar apesar do excesso de caldo das frutas.

Como usar a massa folheada
A massa folheada é vendida enrolada e já na espessura correta para ser utilizada ou em um bloca que precisa ser esticada com um rolo. A massa deve ser descongelada antes de ser utilizada.

Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto