www.cozinhadamarcia.com.br

A receita, embora chamada de torta, é de um bolo espetacular, granulado, leve e muito gostoso. A sua origem é no Veneto, na Itália durante o século XVIII. Pode ser servido o dia inteiro, em uma ocasião informal ou em uma festa muito formal junto com uma compota de frutas ou sorbets de morango e limão

INGREDIENTES

200 g de manteiga
200 g de açúcar
2 ovos (gemas separadas das claras)
1 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
150 g de fécula de batata
50 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de leite desnatado
Açúcar de confeiteiro para polvilhar


MODO DE PREPARO

A receita tem variações de acordo com a cidade. Algumas versões só utilizam fécula de batata, outras misturam farinha de trigo e fécula. Mas todas tem a mesma leveza.

A receita original não tem leite entre os seus ingredientes, acontece que a manteiga que eu comprei não tinha gordura suficiente para deixar a massa bem macia e úmida, por isso, quando depois de bater o bolo, notei que a massa estava um pouco seca, eu acrescentei por último mesmo, antes da misturada final, as duas colheres de sopa de leite listadas nos ingredientes.

A receita original é italiana da região do Veneto, e tem algumas variações de acordo com a cidade. Algumas versões só utilizam fécula de batata, outras misturam farinha de trigo e fécula. Mas todas tem a mesma leveza.
Bata as claras em neve bem dura. Em outra tigela bata a manteiga até ficar pastosa, junte ao açúcar e quando obtiver um creme muito claro, quase branco acrescente uma gema de cada vez. Não pare de bater o tempo todo. Acrescente a farinha de trigo, a fécula e o fermento. Misture, ainda com a batedeira ligada, metade das claras.

Desligue a batedeira e acrescente o resto das claras. Se a massa ficar dura quase como uma massa de pão, junte as duas colheres de sopa de leite desnatado.

Asse por 45 minutos, no forno baixo, 190o C, até o bolo estar cozido e dourado. Essa é uma massa muito delicada, portanto só abra a porta do forno depois de 30 minutos. O bolo abaixa se receber um golpe de ar antes desse tempo.


Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto