www.cozinhadamarcia.com.br

A receita é fácil de ser preparada, saborosa, com uma textura macia na boca e ainda oferece uma série de variações como pode ser perfumada com flores de lavanda, como a torta da foto, mas também fica ótima com passas, com pedacinhos de chocolate amargo ou para um gosto exótico uma colher de sopa de água de rosas.

Veja aqui mais informações sobre a história da torta

INGREDIENTES

500 g de ricota
125 g de açúcar integral
1 colher de sopa de farinha de trigo peneirada
1 limão siciliano
4 ovos
e para perfumar:
1 colher de sopa de essência de baunilha ou flores de lavanda ou água de rosas
Manteiga para untar a forma


MODO DE PREPARO

- Aqueça o forno a 150 ºC. Untar a forma e polvilhá-la com farinha de trigo. Rale a casca do limão siciliano e esprema o limão até obter uma colher de sopa de suco de limão.
- Corte a ricota em pedaços, se quiser esmigalhe com a ajuda de um garfo. Coloque na tigela da batedeira, e para uma textura muito fina, bata a ricota com um mixer de mão antes de começar a acrescentar os demais ingredientes.
- Comece a bater em velocidade baixa, junte os ovos inteiros, um de cada vez. Junte o suco de limão, as cascas, o açúcar e aumente a velocidade. Bata até obter um creme homogêneo. Por último junte o aroma escolhido. Transfira para a forma.
- Asse por uma hora no forno baixo. Aumente o calor do forno nos últimos dez minutos para a tortar ficar corada.


Olha o truque

Algumas vezes a ricota comprada nos supermercados é um pouco seca. Não se acanhe, acrescente um pouco de água filtrada na hora em que a estiver batendo com o mixer. Uma colher de sopa de cada vez e, lembre-se que a receita ainda vai receber ovos e suco de limão, quer dizer mais líquidos.