Cozinha da Marcia Receitas 100% testadas
 

Truques

f

  • »

    Farinha de mandioca perfumada com pimenta-rosa

    Experimente deixar duas colhwww.cozinhadamarcia.com.breres de sopa de  pimenta-rosa em uma tigela com duas xícara de farinha de mandioca, o ardido suave das bolinhas vermelhas ficam deliciosas quando se misturam ao feijão ou em um bom pirão de peixe. Veja aqui a receita de uma farofa de feijão ardido da Cozinha da Marcia.

     

     

     

     

     

     

  • »

    Limão inteiro para aromatizar aves

    www.cozinhadamarcia.com.brNa hora de assar um frango encaixe um limão inteiro no interior do ventre, além de acrescentar ao tempero o aroma do limão, a sua acidez  também ajuda a carne a ficar mais macia. O limão também pode ser utilizado no ventre de aves de tamanho menor como codornas, perdizes e galetos, com o calor do forno o suco do limão começa a evaporar e impede que fiquem ressecados.

     

     

     

     

  • »

    Fatias de pão com a mesma espessura

    www.cozinhadamarcia.com.brUtilize a articulação do dedo polegar como guia para cortar o pão no comprimento e obter fatias uniformes, e ainda sem se cortar. Apoie a palma da mão sobre o pão e empurre suavemente para baixo para fixá-lo na tábua, dobre o dedo polegar e corte as fatias com uma faca serrilhada.

     

     

     

     

     

  • »

    Sabe o que é funcho?

    Na feira o funcho é chamado de erva-doce. As suas folhas, hastes e o bulbo são comestíveis e podem ser consumidos crus, em saladas ou refogados, também ficam muito gostosos misturados com molho branco e gratinados no forno.

  • »

    Um funil na cozinha é como um amigo fiel

    Utilize um funil para despejar açúcar no açucareiro sem sujar a mesa, para preparar uma garrafa de azeite com folhas de manjericão, ou espalhar o recheio molengo de uma empada, é só tampar a saída quando chegar à quantidade desejada. A cozinha fica mais limpa e o resultado final é mais rápido.

  • »

    Acabou a farinha de rosca?

    Se a farinha de rosca em sua casa acabou bem na hora de preparar um prato gratinado, utilize em seu lugar a mesma quantidade de miolo de pão ou de farinha de mandioca.

  • »

    Fermento biológico fresco: como dissolver

    Dissolva a quantidade de fermento da receita com uma colher de chá de açúcar e duas colheres de farinha de trigo em um pouco de água tépida, na temperatura da mão, até obter uma papinha. Aguarde que a mistura de fermento duplique de tamanho antes de utilizá-la.

  • »

    Fritura soltinha

    Para evitar que os alimentos grudem no fundo da frigiedeira primeiro a aqueça, em seguida coloque o óleo e por último o frango ou o bife. A fina camada intermediária de óleo quente impede que os alimentos grudem sobre a superfície de metal quente.

  • »

    Como engrossar um caldo com farinha de trigo

    Para engrossar um molho com farinha de trigo o método é diferente, pois a farinha de trigo precisa estar cozida: derreta uma colher de sopa de manteiga na panela onde for preparar o molho. Em seguida acrescente duas ou três colheres de sopa de farinha de trigo. Misture até a massa fazer borbulhas e conte um minuto no relógio. Depois desse tempo comece a colocar aos poucos água, vinho ou o caldo do cozimento, de acordo com a receita que estiver preparando. Acrescente o líquido escolhido até obter a consistência desejada.

  • »

    Forno previamente aquecido

    Para se obter um bom resultado é muito importante que bolos e pudins sejam colocados para assar com o forno já na temperatura correta. O calor do forno já vai ter expulsado toda a umidade e a temperatura constante permite que o bolo asse e cresça de maneira uniforme.

  • »

    Fogão sempre limpinho

    Frite seus bifes em uma caçarola de ferro ou uma panela grossa com a lateral alta. Os bifes ficarão no ponto e o seu fogão não ficará respingado de gordura.

  • »

    Fermento no bolo de fubá?

    Para ajudar o bolo de fubá a crescer, acrescente um quarto de xícara de farinha de trigo misturada com uma colher de chá de fermento em pó. Assim o bolo vai crescer sem risco de solar.

  • »

    Fermento em pó: como faz o bolo crescer

    Fermento em pó é uma mistura de cremos tártaro, amido de milho e bicarbonato de sódio que, aliados ao glúten da farinha, produzem bolhas de gás no calor do forno. A massa do bolo se expande e à medida que assa o ar não tem para onde fugir. O bolo aumenta de volume.

  • »

    Recheio sem farinha para torta salgada

    O recheio salgado do empadão, da quiche ou de qualquer torta aberta ficará mais leve se utilizar como base duas xícaras creme de leite fresco bem misturado com duas gemas, sal e pimenta a gosto misturados no fogo lento até engrossar, junte então os demais ingredientes e espalhe sobre a massa antes de assar.

  • »

    Forma de fundo solto

    Para retirar a torta ou bolo de uma forma de fundo solto, coloque-a sobre um copo ou uma lata. A lateral descerá e a torta está pronta para servir.

  • »

    Fermento biológico seco ou fresco?

    Um quadradinho de 15 gramas de fermento biológico fresco pode ser substituído por uma colher de sopa ? é quase um envelope ? de fermento desidratado. O sabor do pão ou massa será ligeiramente diferente da receita original.

  • »

    Forma de bolo ? quando soltar o bolo da forma?

    Retire o bolo da forma ainda morno como a manteiga não esfriou e o bolo soltará mais facilmente. Não tenha pressa, o bolo quente quebra ao ser retirado antes do tempo por que sua estrutura ainda está macia demais.

  • »

    Fritura rápida

    Para fritar alimentos para mais de quatro pessoas utilize duas frigideiras. É mais rápido e não dá tempo da comida esfriar e ficar sem graça.

  • »

    Frango assado: como saber o ponto certo?

    Para saber se a carne do frango está cozida espete a ponta de uma faca na junta da sobrecoxa com o peito, se o líquido sair com sangue asse por mais 15 minutos e teste novamente. O ponto correto é quando o líquido da carne sai clarinho.

  • »

    Forno sem fumaça

    Para assar pratos como lasanhas, moquecas, peixes e doces e tortas com tendência a babar no forno, coloque a travessa com o alimento dentro de um tabuleiro maior forrado com papel de alumínio.

g

  • »

    Limão inteiro para aromatizar aves

    www.cozinhadamarcia.com.brNa hora de assar um frango encaixe um limão inteiro no interior do ventre, além de acrescentar ao tempero o aroma do limão, a sua acidez  também ajuda a carne a ficar mais macia. O limão também pode ser utilizado no ventre de aves de tamanho menor como codornas, perdizes e galetos, com o calor do forno o suco do limão começa a evaporar e impede que fiquem ressecados.

     

     

     

     

  • »

    Gin tônica

    Sabe aquele gostinho do gin, levemente perfumado e amarguinho? Ele é dado pelas sementes de zimbro — chamadas em inglês de juniper — e que são a origem do nome da bebida.

  • »

    Gelo rapidamente picado

    Coloque os cubos de gelo em um saco plástico ou em um pano de prato e quebre-os com um martelo de cozinha ou comum. Não exagere na força para não estragar a superfície onde estiverem apoiados.

  • »

    Grelhado legal

    Dê um charme ao seu frango ou peixe grelhado: assim que ficarem no ponto retire-os da frigideira e acrescente meio copo de vinho branco, um pouco de sal, pimenta a gosta e algumas alcaparras. Deixe ferver e evaporar por um minuto e distribua por cima do grelhado já no prato. Para carnes vermelhas utilize o vinho tinto no lugar do branco.

  • »

    Grãos limpos mais rapidamente

    Coloque ervilhas, grãos de milho, couve de bruxelas e toda a sorte de legumes pequenos em uma peneira e lave-os em baixo da torneira. Sacuda algumas vezes e pronto

  • »

    Gratinado mais crocante

    Misture uma colher de sopa de pão de forma ralado ao queijo parmesão na hora de colocar a travessa no forno. O resultado é uma cobertura levemente crocante. A proporção é sempre de duas colheres de queijo para uma de pão ralado. Pode ser qualquer tipo de pão.

  • »

    Gomos de laranja sem a pele

    Para retirar a polpa da laranja sem a pele dos gomos descasque-a e retire a película branca que a envolve. Em seguida, corte a polpa rente a pele de cada gomo. Utilize uma faca pequena e bem afiada para facilitar o trabalho.

  • »

    Como fazer e passar o glacê de chocolate

    Para um bolo de 25 centímetros de diâmetro
    Derreta o chocolate ralado com a manteiga no microondas. Misture bem até obter a massa de chocolate estar homogênea, brilhante e sem bolhas de ar. Espalhe apenas quando a mistura estiver morna. Comece do centro para as laterais. Forre a parte de baixo do bolo com pedaços de papel manteiga para não sujar o prato com o excesso da cobertura. Se precisar espalhe algumas vezes o chocolate, sobretudo na lateral.

  • »

    Gergelim com mais sabor

    Para deixar o gergelim com um sabor mais concentrado aqueça-o por alguns minutos em frigideira seca antes de usá-lo. Sacuda a frigideira algumas vezes para evitar que grudem.

  • »

    Para o glacê ficar lisinho

    Fica muito mais fácil espalhar uma cobertura sobre um bolo em forma sem canudo no centro, se for assado em forma forrada com papel manteiga bem untado para não formar uma casca no fundo.

h

  • »

    Hóstias para base de bolachas

    Compre as hóstias em casas especializadas em utensílios e enfeites para festas ou em lojas de artigos religiosos.

  • »

    Hambúrguer dourado por fora

    Para o hambúrguer ficar dourado, coloque pequenas quantidades de margarina ou manteiga na chapa, meia colher de café de cada vez, incline-a para a gordura escorrer por baixo da carne.

  • »

    Chapa na temperatura certa para o hambúrguer

    Para o hambúrguer de carne não secar por dentro, e não ficar reduzido à metade do tamanho que o colocamos na grelha, esta precisa estar muito quente para dourá-lo rapidamente.
    O excesso de calor pode grudar o hambúrguer na chapa, antes de colocar a carne experimente com um mini hambúrguer preparado com uma colher de chá de carne. Se ainda assim grudar, aperte com uma espátula, o suco da própria carne ajuda a soltá-la. Não force o hambúrguer para não quebrá-lo.

i

  • »

    Iogurte com gengibre para comer com saladas, peixes e até sobremesas

    www.cozinhadamarcia.com.brAlguns produtos poderiam ser chamados de neutros e o iogurte, junto com a coalhada, é um deles. Basta acrescentar dois centímetros de raiz de gengibre ralada para se ter um molho para a salada ou para batatas assadas. Em algumas situações pode-se acrescentar sal e pimenta para o sabor não ficar rigidamente neutro, ou até açúcar para quem quiser servir o iogurte com uma salada de frutas por exemplo ou por cima de um bolo. Combina bem!

     

     

     

     

  • »

    Chás aromatizados e infusões com flores e frutas

    Utilize infusões com flores e frutas ou chás aromatizados para preparar caldas com chocolate ou compotas de frutas. O aroma das flores intensifica o sabor e, no caso das frutinhas vermelhas, a cor da calda fica avermelhada.

j

  • »

    Cenouras e legumes cortados bem finos

    www.cozinhadamarcia.com.brO método para se cortar fatias muito finas é chamado de juliana, normalmente requer uma certa prática com facas muito bem afiadas e um bom olho clínico para as fatias ficarem com a mesma largura. Hoje uso um pequeno cortador bem parecido com um descascador de legumes com a lâmina com vários chanfros que permitem cortar diversas fatias ao mesmo tempo.