Cozinha da Marcia Receitas 100% testadas
 

Truques

l

  • »

    Como ralar a casca de uma laranja

    www.cozinhadamarcia.com.brPara ralar corretamente a casca de uma laranja é importante não fazer muita força. Os aromas e o óleo de laranja se concentram na superfície externa da casca e logo abaixo fica a polpa interna que tem sabor amargo.







  • »

    Cenouras e legumes cortados bem finos

    www.cozinhadamarcia.com.brO método para se cortar fatias muito finas é chamado de juliana, normalmente requer uma certa prática com facas muito bem afiadas e um bom olho clínico para as fatias ficarem com a mesma largura. Hoje uso um pequeno cortador bem parecido com um descascador de legumes com a lâmina com vários chanfros que permitem cortar diversas fatias ao mesmo tempo.

     

     

     

     

  • »

    Limão inteiro para aromatizar aves

    www.cozinhadamarcia.com.brNa hora de assar um frango encaixe um limão inteiro no interior do ventre, além de acrescentar ao tempero o aroma do limão, a sua acidez  também ajuda a carne a ficar mais macia. O limão também pode ser utilizado no ventre de aves de tamanho menor como codornas, perdizes e galetos, com o calor do forno o suco do limão começa a evaporar e impede que fiquem ressecados.

     

     

     

     

  • »

    Infusão de leite para molho branco

    www.cozinhadamarcia.com.brPara o sabor do molho branco ficar mais interessante prepare primeiro uma infusão com a quantidade de leite indicada na receita com dois dentes de alho esmagados, uma pitada de sal, meia colher de chá de folhinhas de alecrim e uma pitada de noz moscada.

     

     

     

     

     

  • »

    Limonada especial

    Experimente preparar com tipos diferentes de limão para uma limonada mais gostosa.

  • »

    Liquidificador de mão: vale a pena ter um?

    A grande vantagem do liquificador manual é que permite um bom controle da textura de purês, sopa, cremes e molhos por parte dos cozinheiros. Sem contar a facilidade de usá-lo diretamente na panela ou tigela com o alimento.

  • »

    Como tirar o leite do coco?

    Coloque o coco ralado em uma tigela, molhe com uma xícara de leite quente. Esprema a polpa de coco dentro de um pano de prato sobre uma travessa. Torça e aperte bem, para tirar todo o leite do coco.

  • »

    Outros usos para o consomê de legumes

    Outros usos para o consomê de legumes Utilize o consome para preparar risotos com vegetais, para acentuar o sabor do arroz de forno, para dar um gostinho mais forte ao purê de batatas, ou nos recheios de empadas e tortas salgadas. Faça uma panela bem grande de caldo, e congele em pequenos recipientes de meio litro.

m

  • »

    Massa de torta preparada no processador de alimentos

    www.cozinhadamarcia.com.brA massa preparada no processador de alimentos fica pronta em minutos: coloque primeiro os ingredientes secos e fermento, pulse duas ou três vezes para misturar e comece a acrescentar os ovos e a água, se for o caso. Em poucos minutos, um ou dois, a massa ao ser batida vai se agrupar e formar uma bola como a da foto. Em seguida abra a massa em uma superfície polvilhada de farinha de trigo com o auxílio de um rolo. Coloque na forma em que for assar já untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e deixe na geladeira por aproximadamente 30 minutos antes de rechear e assar de acordo com as instruções da receita.
    Veja aqui receitas de tortas da Cozinha da Marcia

  • »

    Farinha de mandioca perfumada com pimenta-rosa

    Experimente deixar duas colhwww.cozinhadamarcia.com.breres de sopa de  pimenta-rosa em uma tigela com duas xícara de farinha de mandioca, o ardido suave das bolinhas vermelhas ficam deliciosas quando se misturam ao feijão ou em um bom pirão de peixe. Veja aqui a receita de uma farofa de feijão ardido da Cozinha da Marcia.

     

     

     

     

     

     

  • »

    Infusão de leite para molho branco

    www.cozinhadamarcia.com.brPara o sabor do molho branco ficar mais interessante prepare primeiro uma infusão com a quantidade de leite indicada na receita com dois dentes de alho esmagados, uma pitada de sal, meia colher de chá de folhinhas de alecrim e uma pitada de noz moscada.

     

     

     

     

     

  • »

    Morangos cozidos sem espuma

    Quando os morangos cozinham em calda de açúcar é comum formar uma espuma por cima, ela pode ser retirada, mas em geral quando o doce esfria ou ela desaparece ou fica grudada na parede da panela. A espuma também será absorvida pelo próprio doce se os morangos cozidos forem batidos com um mixer, como é o caso das geleias e das caldas.

     

     

     

     

     

  • »

    Alho picado x alho espremido

    Não utilize o dente de alho em temperos e assados sempre da mesma maneira. Utilize o alho espremido quando quiser que o sabor apareça firme e forte como parte do tempero. Agora, para os pratos onde o sabor do alho deve se misturar ao dos demais temperos e ingredientes, descasque o dente de alho e apenas amasse-o com a lateral da lâmina de uma faca antes de colocar na panela.

     

     

     
     
     

  • »

    Como soltar uma torta da forma sem quebrá-la

    Para retirar uma torta de uma forma de fundo solto primeiro apóie-a sobre um copo, em seguida solte com a ponta de uma faca os pedaços de massa que ainda estão grudados na lateral da forma, normalmente nesse momento a lateral da forma irá se desprender e escorregar, soltando-se da torta. Voce poderá transferir a torta para o prato em que for servi-la com a base da forma ou passar uma espátula entre a base e o fundo da torta para em seguida escorregá-la, gentilmente, para um prato.

     

     

  • »

    Utilize uma batedeira para fazer a massa de torta

    Por mais divertido e gostoso que seja trabalhar a massa de torta ou bolacha com as mãos, faz algum tempo que preparo aquelas que utilizam manteiga gelada — também chamadas de pâte brisée,   em uma batedeira com o misturador em forma de gancho ou em um processador de alimento. Não apenas por se ganhar tempo, mas principalmente porque a manteiga não entra em contato com o calor da mão e não derrete. A massa ficará com a textura e a densidade corretas para ganhar o formato de tortas e biscoitos.

     

     

  • »

    Bolo sem fundo queimado

    www.cozinhadamarcia.com.brPara proteger o fundo do bolo do excesso de calor da forma,  evitando assim que a parte de baixo asse antes do resto da massa, é preciso cobrir o fundo da forma de bolo com papel manteiga. O papel absorve parte do calor e o redistribui ao formar uma micro camada de ar entre a sua superfície e a da massa do bolo, evitando que esta se transforme em uma crosta dura e escura, queimada.

    Siga o passo a passo a seguir para um bolo com a crosta dourada:
    – Coloque a forma sobre um pedaço de papel um pouco maior que o seu tamanho, e passe um lápis em volta para marcar onde deverá cortar.
    – Corte o papel com uma tesoura, experimente dentro da forma e, se for o caso, retire o excesso para este ficar bem encaixado, o tamanho precisa estar certinho.
    – Unte um X de manteiga ou margarina no fundo da forma, fixe o papel por cima.
    – Unte as laterais da forma e por cima do papel manteiga. Polvilhe com farinha de trigo. Use pequena quantidade, se precisar utilize um pouco mais de farinha.

    As explicações também valem para pães com receitas que utilizam #manteiga.

  • »

    Como trabalhar uma massa

    Para transformar uma bola de massa no fundo ou na cobertura de uma torta bem macia é preciso amaciá-la, isso quer dizer que as moléculas de glúten contidas na farinha de trigo precisam ser amaciadas e, para que isso aconteça, na hora em que a receita diz para se trabalhar a massa, ela deve ser esticada algumas vezes com a palma das mãos.

  • »

    A maionese desandou?

    Se na hora de preparar a maionese ela desandar e ficar com a consistência talhada ? os ingredientes não se transformam em um creme homogêneo, bata em outra tigela uma gema com um pouco de azeite e acrescente aos poucos o creme talhado batendo sem parar.

  • »

    Massa aberta em segundos

    Para abrir rapidamente a massa de torta ou de biscoitos cubra a área a ser utilizada com um pedaço de papel manteiga levemente polvilhado com farinha de trigo. A massa não grudará e ao terminar é só jogar fora o papel.

  • »

    Massa de torta: é preciso untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha?

    Em geral não há necessidade de se untar a forma onde se assa empadões, empadinhas e tortas devido à grande quantidade de gordura utilizada nas massas. Agora, se a massa tiver pouca gordura não arrisque, unte e polvilhe o recipiente a ser utilizado.

  • »

    Macarrão: qual a quantidade correta por pessoa?

    Calcule 150 gramas de massa por pessoa. Parece pouco mas não é, a quantidade equivale a um prato de sopa cheio de massa. A esse peso ainda vai ser acrescido o molho.

  • »

    Marmelo: como aproveitá-los o ano inteiro

    Marmelo, além do doce, combina com assados e carnes mais pesadas, precisam apenas estar bem cozidos em pouca água, ao esfriarem congele-os. No dia de servir, descasque-os e corte em fatias grossas. Refogue na manteiga com uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal ou na brasa no caso de um churrasco.

  • »

    Massa assada vazia no forno

    Para a massa permanecer com o fundo reto enquanto assa sem recheio é preciso espalhar pesos sobre o fundo durante os primeiros 15 minutos do cozimento. É simples: abra um pedaço de papel de alumínio maior do que a forma sobre a massa, espalhe uma xícara de grãos de feijão. Asse a massa parcialmente no tempo indicado, retire o alumínio com os feijões e prossiga até ficar dourada.

  • »

    Molho mais cremoso

    Para deixar a textura do molho da assadeira mais cremosa acrescente uma xícara de vinho, tinto para carnes e branco para aves e peixes, e uma colher de sopa de manteiga. Misture bem, passe por uma peneira e sirva.

  • »

    Massa de pastel bem grudada

    Para o recheio do pastel não escapulir da massa enquanto assa ou frita, molhe bem as bordas com água antes de fechá-lo. Ficarão bem coladas. Não se preocupe com o excesso de água, não influem no calor do forno ou da fritura.

  • »

    Macarrão: quantidade por pessoa

    Para quem come pouco calcule 150g de espaguetes, lacinhos, parafusos e demais massas secas por pessoa.

  • »

    O que é manteiga clarificada

    Para clarificar a manteiga, isto é deixá-la sem os resíduos de leite, aqueça-a no fogo bem baixo até estar totalmente derretida. Quando esfria a gordura se separa dos resíduos do leite que se depositam no fundo da panela. Vire a gordura em um vidro com tampa, descarte os resíduos do leite. A gordura limpa aguenta temperaturas mais altas sem queimar.

n

  • »

    Nozes e passas prontas para usar

    Misture 300 gramas de nozes picadas com 200 gramas de passas brancas e guarde em um recipiente com tampa na geladeira. Utilize a mistura para rechear tortas, dar sabor ao pão feito em casa, no recheio da carne assada e em cima de sorvetes.

o

  • »

    Acabou o ovo na hora de pincelar a massa da torta?

    Para pincelar a massa da torta substitua a gema de ovo por uma colher de sopa de açúcar dissolvida em um terço de xícara de leite. Não importa se o recheio da torta é doce ou salgado, a cobertura ficará dourada e brilhante.

  • »

    Ovo mexido mais gostoso

    Ovo mexido gostoso é preparado em pequenas porções de dois ovos de cada vez com uma pitada de sal e pimenta e uma colher de sopa de leite.

  • »

    Óleo para fritar: qual a quantidade correta?

    Bifes, peixes, aves e salgadinhos empanados precisam boiar na gordura quente para fritarem sem ficarem empapados de gordura. Utilize pelo menos três dedos de altura de gordura ou óleo e deixe aquecer novamente entre cada leva de fritura.

  • »

    Ovos fritos ou pochês com a gema inteira

    Para fritar os ovos ou prepará-los pochê, cozidos em um caldo, abra primeiro cada um deles em uma tigela pequena. Em seguida transfira para frigideira onde vai prepará-lo.

  • »

    Azeite ou óleo vegetal?

    Prefira o óleo vegetal na hora de preparar pratos com ingredientes de sabor delicado como carnes brancas, alguns peixes e legumes. Utilize o azeite quando desejar que o seu sabor apareça na composição dos diferentes sabores de um prato.

  • »

    Ovos em temperatura ambiente mais rápido

    Para esquentar rapidamente os ovos, na hora de utilizá-los coloque-os em por alguns minutos um recipiente com água morna. Troque a água algumas vezes.

  • »

    Como fritar um ovo a gema bem molinha e a clara cozida

    O tamanho da frigideira ajuda muito na hora de fritar um ovo com a gema molinha e a clara cozida. Se ela for muito grande, ela perde calor, as claras demoram até ficarem durinhas e gema cozinha. O tamanho deve apenas maior do que o do ovo estrelado. Aqueça a frigideira com uma colher de sopa de óleo ou de manteiga, espalhe bem a gordura. Quebre um ou dois ovos sobre um prato raso e despeje-os na frigideira. Assim que as claras estiverem cozidas, solte os ovos por baixo com o auxílio de uma espátula e coloque-os no prato em que for servir.

p

  • »

    Limão inteiro para aromatizar aves

    www.cozinhadamarcia.com.brNa hora de assar um frango encaixe um limão inteiro no interior do ventre, além de acrescentar ao tempero o aroma do limão, a sua acidez  também ajuda a carne a ficar mais macia. O limão também pode ser utilizado no ventre de aves de tamanho menor como codornas, perdizes e galetos, com o calor do forno o suco do limão começa a evaporar e impede que fiquem ressecados.

     

     

     

     

  • »

    Cordeiro no ponto

    www.cozinhadamarcia.com.brPara saber se a carne de um pernil de cordeiro está no ponto e ainda bem rosada dê um talho profundo perto do osso para conferir a cor e se está suculenta. Utilize uma faca bem afiada. A carne para ficar no ponto certo deve assar durante a primeira hora coberta com folha de alumínio. Retire o papel e deixe no forno até dourar.

     

     

     

     

  • »

    Utilize uma batedeira para fazer a massa de torta

    Por mais divertido e gostoso que seja trabalhar a massa de torta ou bolacha com as mãos, faz algum tempo que preparo aquelas que utilizam manteiga gelada — também chamadas de pâte brisée,   em uma batedeira com o misturador em forma de gancho ou em um processador de alimento. Não apenas por se ganhar tempo, mas principalmente porque a manteiga não entra em contato com o calor da mão e não derrete. A massa ficará com a textura e a densidade corretas para ganhar o formato de tortas e biscoitos.

     

     

  • »

    Como calcular o tamanho do peixe

    Ao comprar um peixe inteiro observe o tamanho da cabeça que, em alguns tipos, pode pesar aproximadamente 30 por cento do peixe. O que sobra é a quantidade que será consumida. Lembre-se que o peixe é de fácil digestão e por isso, para não deixar ninguém com fome, calcule 250g por pessoa.

     

     

     

     

     

     

  • »

    Uma massa e muitos pães diferentes

    Para obter uma cesta de pão variados, além de massas de farinhas como o centeio, o trigo integral, o milho, a aveia e suas misturas, utilize também formas com tamanhos e formatos diferentes para uma mesma massa. Formas utilizadas para madalenas, empadas, pudins e até vasos de barro podem ser usadas e multiplicam a variedade sem aumentar o trabalho. ‘, ‘Pão pães centeio farinha de trigo farinha integral aveia linhaça forma de bolo forma de empada cupcake madalena cozinha da Marcia Marcia Zoladz

  • »

    Peixe inteiro na frigideira

    Esfregue o filé de peixe com limão na hora de fritar que a acidez do limão contrai as fibras e ele não se desmanchará na frigideira.

  • »

    Panela de barro ou pirex

    As panelas de barro rústicas têm uma grande vantagem sobre as de porcelana ou faiança ou vidro refratário: elas guardam o calor mais tempo, assim o tempo de cozimento é menor.

  • »

    Pound cake

    O pound cake ou bolo inglês como é conhecido no Brasil, é uma receita na qual todos os ingredientes tinham a mesma medida, uma libra ou seja um pound em inglês que pesa 453,6 gramas, de manteiga, uma de farinha de trigo, uma de açúcar e o mesmo peso em ovos. Era um bolo razoavelmente grande, a soma total dos ingredientes na receita original era de dois quilos.

  • »

    Purê de mandioquinha (batata-baroa) mais suave

    Deixe a mandioquinha descascada e cortada em pedaços pelo menos por 30 minutos de molho na água fria para deixar o sabor do purê mais delicado.

  • »

    Polvo: como amaciar a carne

    Os tentáculos do polvo são o seu meio de locomoção, portanto para amaciá-la é preciso romper seus tendões dando pancadas em toda a sua extensão com um batedor de carne de madeira ou metal.

  • »

    Peixe frito rápido e crocante

    Coloque poucos por vez para fritar e espere o óleo aquecer novamente entre cada leva. Assim a gordura não esfria com o novo pedaço e deixa a massa empapada.

  • »

    Misturinha com pimentas dá mais sabor

    Coloque no moedor de pimentas: brancas, rosas e pretas e alguns grãos de anis estrelado, o sabor dos pratos fica muito interessante e rico.

  • »

    Pimentas mais cheirosas

    Se você não tem um moedor de pimenta em casa, coloque os grãos em um saco plástico e esmague-os com a lateral do cabo de uma faca ou um batedor de cozinha. O perfume e o sabor são muito mais fortes.

  • »

    Pão ralado

    Experimente usar pão fresco ralado no lugar de farinha de rosca para cobrir pratos gratinados no forno. Pratos com molho branco, cobertos com queijo ralado ganham uma crosta mais crocante se você acrescentar um pouquinho de pão ralado ao queijo.

  • »

    Pão assado no ponto

    Para saber se o pão está assado dê um ou dois tapas fortes com a ponta dos dedos na massa. Se o barulho sair seco e oco, o pão está pronto.

  • »

    Paillard ou bifes finíssimos

    Para preparar bifes e filés de frango bem finos coloque-os, um a um, em um saco plástico e amasse-os com um rolo de massas em várias direções. Aos poucos a carne afina e chega a dobrar de tamanho.

  • »

    Peixes bons para uma moqueca

    Cherne, badejo, robalo, dourado, namorado, cação são peixes que não desmancham aos serem cozidos e por isso prestam-se para pratos como moqueca e azul-marinho.

  • »

    Evite o cheiro de peixe forte na cozinha

    Sempre que possível utilize um recipiente de louça ou de vidro para lavar e temperar o peixe. A superfície lisa impede que resíduos fiquem depositados deixando o recipiente malcheiroso. Na hora de lavar jogue um pouco de suco de limão na última água. Aproveite e esfregue um pouco nas mãos e enxágüe bem.

  • »

    Como descascar o pimentão?

    Aqueça o pimentão espetado em um garfo direto na chama do fogo. Assim que tiver formado manchas pretas coloque-os dentro deum saco plástico e feche. O vapor vai soltar a pele. De alguns cortes na casca e em seguida puxe a pele. Só depois abra o pimentão e retire as sementes e a polpa branca.

  • »

    Pitada de sal

    Quando uma receita pedir uma pitada de sal, pimenta ou qualquer outro ingrediente em pó, utilize um quarto de colher de chá que é aproximadamente a quantidade necessária.