www.cozinhadamarcia.com.br

Ontem fui almoçar na Cadeg em Benfica. A Cadeg é o mercado distribuidor do Rio de Janeiro. Lá vende-se frutas, vinhos e legumes no atacado e pouca coisa no varejo. Chegamos  mais tarde, para pegar uma mesa vazia, ao final do horário de almoço. Não foi uma boa idéia. O bairro de Benfica é a continuação de São Cristovão e por ali ficam milhares, literalmente, de empresas atacadistas e indústrias. A região é muito próxima do porto e é muito antiga, só para lembrar, a casa do Imperador, a Quinta da Boa Vista, é bem ali.

Mas, voltando ao almoço. Erramos na escolha do horário. A hora correta é antes do pessoal das empresas, ao meio-dia. Explico melhor. Enquanto esperamos uma mesa vagar vimos que um dos pratos do dia era feijoada. Linda, com pedaços altos de carne seca, o caldo grosso e as porções de couve bem generosas.

A especialidade dos restaurantes na região é o bacalhau. Os comerciantes originalmente portugueses influenciaram o cardápio. Mas, de olho no prato alheio pedimos a feijoada e de entrada um lombo de bacalhau no azeite sem acompanhamento, apenas umas cebolinhas, alcaparras e azeitonas, daquelas miúdas, acompanhado com um pão de ervas. O bacalhau delicioso, mas o pão estava gelado.

Em seguida chegou a feijoada. Não era nem de longe parente da que vimos na mesa dos outros. O feijão aguado, as linguiças semi-cruas e dentro do caldo umas costelas cem por cento defumadas e destratadas, ainda com gosto de fumaça e mal cozidas. Gentilmente, choramos pela carne seca e, devido ao adiantado da hora, como tinha acabado, mandaram para a mesa mais costelas. Estavam congeladas.

Se na hora em que sentamos tivessem nos avisado que a feijoada tinha acabado, teríamos nos deliciado com um festival de pratos de bacalhau com muitas batatas coradas lindas ou um arroz de pato que chegou na mesa atrás da nossa rico, untuoso e que os nossos vizinhos degustaram com um vinho tinto. Incidentes como esse desqualificam o restaurante.

Vale a vista, mas não comam o prato do dia a não ser que cheguem antes do horário de pico do almoço. A culpa foi nossa.

CADEG – Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara

Barsa
Rua Capitão Felix, 110 – Benfica
T.:+ 21 38900202

Veja o mapa para não errar o caminho.