www.cozinhadamarcia.com.br

Reparei que ultimamente muitas receitas de bolo acrescentam uma calda de açúcar ao bolo pronto, talvez para ficarem mais molhados e acabam, desnecessariamente, mais doces. O gosto é tão doce que mata o sabor; ou então as receitas acrescentam maior quantidade de leite, o que por sua vez modifica a textura da massa. Tentei resolver a questão, fiz novos bolos gostosos, estão aqui na Cozinha da Marcia, mas ainda não estava do jeito, por assim dizer.

Quando eu procuro um gosto que perdi, sempre volto para a minha base que é a cultura brasileira, nem sempre são os livros de receitas que me colocam novamente no bom caminho. Muitas vezes é uma lembrança pequena, e nesse caso lembrei-me de um programa de rádio.

Faz um tempo isso, mas no Rio de Janeiro dos anos 70, em tempos de grandes poetas que se autoeditavam, tinha um lindo programa de rádio que, se não me engano, chamava-se A ciranda das letras, um programa de literatura da professora e pesquisadora Heloísa Buarque de Hollanda.

A música da abertura era uma homenagem à Lira de Xopotó, uma banda criada em um programa da Rádio Nacional em 1954, justamente para valorizar as bandas do interior, exibindo o que todos sabemos e que não nos fixamos com a devida atenção – o processo criativo é multimídia, não se pode separar som de texto e, mesmo que não se queira, tem origem na nossa cultura local.

O mesmo se dá com um bolo, sempre que se começa a trocar determinados processos ou ingredientes se interfere no resultado original, mesmo quando este é muito gostoso. Por isso, feliz da vida, fui atrás primeiro da música da Lira de Xopotó, encontrei e coloquei alguns exemplos abaixo. Peguei um livro precioso aqui de casa, sua autora, Carolina Balthazar era uma professora de culinária no Recife em 1930, o seu livro reúne as receitas que ensinava.

E, eis que quase cem anos depois de publicado, o livro tem a resposta que eu procurava. As receitas listam dois tipos de açúcar, ora pedem açúcar refinado, ora açúcar de segunda, o bom e velho açúcar cristal que tem maior quantidade de água em seus grãos e, no forno, colabora para deixar os bolos mais molhados. O bolo de fubá, feito com o açúcar de segunda, ficou com a textura menos compacta, perfeitinho.

Veja aqui a receita do bolo de fubá com açúcar cristal

Para saber mais sobre a Lira de Xopotó visite o
Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

A Lira de Xopotó

.
Outra música da Lira de Xopotó