A Lagoa de Marapendi comeà§a na Barra da Tijuca e segue por muitos quilometros até o Recreio do Bandeirantes; acompanha o Macià§o da Tijuca, um conjunto de montanhas ligadas a Serra do Mar em direà§ão ao Sul. Olhando-se para cima, no nivel da à¡gua, as montanhas parecem enormes e formam uma sequàªncia de tons que, como uma aquarela, variando do verde-escuro até azuis delicados funde-se no céu inigualà¡vel da orla marà­tima carioca.

Pois é, acreditem se quiser, essa paisagem inteirinha é toda nossa a partir da sacada de um restaurante escondido nos fundos de um pequeno shopping, o Barra Point, logo depois da ponte na Avenida das Américas. O restaurante é enorme, diz-se italiano mas é mesmo um tradicional carioca, com pratos suculentos, bem servidos e com uma enorme variadade – pode-se escolher o prato simples de massa com molho de tomates servido no prato, grelhados de peixe, ave e diversas carnes, e muitos pratos com espinafres. Mas a lista continua com prato do dia, ou o cardà¡pio com entradas à  sua escolha, pratos principais, suco de laranja e cafezinho.

Não é um lugar elegante, imagino que à  noite fique lotado, mas na quinta-feira à  tarde, para um almoà§o tardio, o lugar é perfeito. O silàªncio, os pios das aves marinhas e a paisagem nem pediriam uma comida muito especial. Acontece que a comida é deliciosa, carioca, com gosto das antigas leiterias do centro da cidade. Comi um filé de congrio com molho de ervas e espinafre no vapor, uma montanha de folhas deliciosas como hà¡ muito não via. Os pratos tem acompanhamentos como arroz com passas, carnes com molho de tomates, e massas com molhos cremosos. O passeio é imperdà­vel e sair feliz com o que comeu é ainda melhor.

Turino Ristorante & Pizzeria
Shopping Barra Point – Deck Lagoa.
www.turino.com.br
Rua Armando Lombardi, 350.
Barra
T.: 21 2491 662/ 2491 5456
$$$
Mapa