www.cozinhadamarcia.com.br

Este mês o experimentado viajante Evandro Silva do blog Confraria2Panas traça um roteiro que é muito romântico e segue os vinhedos  pelo interior da França, saindo de Paris até chegar à costa do Mediterrâneo, olhe no mapa para fazer toda a viagem ou apenas uma parte do que ele sugere. Marque com antecedência os vinhedos que quiser visitar e informe-se sobre degustações

Aqui está o berço do vinho. Todo lugar que se vá cheira a história do vinho. Saia um pouco de Paris e 
vá conhecer a região de Champagne, próxima à
 capital com paisagens belíssimas além, é claro, das borbulhas mais famosas do mundo. 
Um passeio pelas Maisons de Champagne é uma bela experiência. Não deixe de visitar a 
Catedral de Reims, é linda.

Um pouco mais abaixo no mapa, temos a linda e charmosa região da Borgonha famosa pela Pinot 
Noir e Chardonnay. Com seus pequenos vilarejos, belos vinhedos e a charmosa cidade de Beune, 
com seus cafés e restaurantes. Pode-se visitar alguns pequenos produtores e sentir mais de 
perto toda a cultura do vinho naquele lugar. Não deixe de visitar Gevrey-Chambertin e a maior cidade da região, Dijon.

A França é um país que se encontra vinho por toda parte, então não poderíamos deixar de 
falar de duas regiões: Bordeaux e Provence. Bordeux, é encantadora pela beleza, a imponência dos seus Chateaux´s (alguns infelizmente são inacessíveis aos pobres mortais) e pelos aclamados vinhos produzidos.  Não há com ir nesta região e não visitar a própria cidade de Bordeaux, com sua vida noturna intensa, mas claro dentro do horário francês. Ali, bem do lado fica Saint-Emilion, visitada por milhares de pessoas do mundo todo. É uma cidade linda, brincadeiras a parte deve ter proporcionalmente mais lojas de vinhos que padaria em São Paulo. Não deixe de visitar as lojas de macarrons e a mais tradicional delas que fica ao lado do correio. Se puder vá para praia e visite Cap-Ferret, a praia badalada do Sudoeste da França.

Provence, ah Provence. Uma região bela, onde os ventos do Mistral sopram sob as lavandas e os vinhedos. Até o casal Brad Pitt e Angelina Jolie se encantaram pelo lugar onde são donos do vinhedo Chateaux Miraval. A região é famosa por produzir os melhores vinhos rosés do mundo. Na região fica a Côte d’Azur com suas praias cheias de celebridades, você pode visitar desde a agitada Marselha, a badalada Saint-Tropez ou a charmosa Nice.

Se ainda quiser completar o roteiro dos vinhos e castelos retorne pela região do Loire com seus belos castelos e os bons vinhos na região do Rhône. Mas, quem sabe ficam para a próxima viagem.

Veja mais sobre viagens, vinho e gastronomia no diário de bordo da Confraria dos Panas.

Foto: Evandro Silva