www.cozinhadamarcia.com.br

Aqui em casa adoramos o quibe de bandeja, a receita é perfeita para o almoço de sábado ou lanche de domingo, serve para completar um bufê de última hora e até para levar de presente em um jantar. Mas faz algum tempo que eu desconfiava que a receita precisava ser refeita ou melhor refrescada. Foi o que fiz.

Veja a receita do quibe.

Primeiro me lembrei do quibe que havia comido na casa da chef e escritora Anissa Helou, ela é libanesa, mas a família de seu pai vem da Síria e é uma grande pesquisadora da comida do Oriente Médio com todas as suas sutilezas regionais. O seu quibe era com carne de cordeiro e levíssimo.

Veja aqui o blog da Anissa Helou. Clique

Em seguida, fui em busca de um livro que me contasse também a receita. Um dos melhores livros para isso, além dos livros da Anissa, são os da Claudia Roden. Para começar, a maneira como une a experiência culinária com a sua vida, muito antes dos blogs, garante que as receitas fiquem perfeitas. Permitem que entendamos com facilidade o modo de fazer para em seguida nos deixar à vontade na cozinha. A receita de quibe de bandeja que ensino hoje na receita é do livro A nova cozinha mediterrânea, da Claudia Roden. Infelizmente só em edição inglesa.

Para ver os livros da Claudia Roden

Clique para ver os livros da Anissa Helou

Para uma lista dos meu livros, Marcia Zoladz

Compre o livro da Marcia Brigadeiros e Bolinhas com receitas doces e salgadas aqui.