www.cozinhadamarcia.com.br

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no ultimo dia 8 de março, e, todo ano a Cozinha da Marcia homenageia alguém da indústria da alimentação. Este ano chamo atenção para o trabalho da chef e empresária Priscila Quirós.  A Priscila é a responsável por comandar a empresa Quirós Gourmet juntamente com o seu sócio e irmão, Augusto Quirós.

Formada em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) , em São Paulo. É chef de cozinha formada pelo Le Cordon Bleu, em Madri, Espanha, com especialização em mercados de luxo pelo Instituto Marangoni, em Milão, Itália.  E também especializada em Marketing pela ESPM, em vendas, varejo e comercialização de produtos, em São Paulo.

Priscila é a mulher mais jovem do Brasil especializada em produzir cordeiros de corte, um dos motivos que a levou a ser destaque na lista da Revista Forbes como uma das jovens que alcançou o sucesso antes dos 30 anos.

A empresa é pioneira e referência em cortes especiais de cordeiros, conquistando o mercado brasileiro de maneira considerável e aumentando a cada dia a sua carta de clientes. Enfrentou preconceitos e desafios para se inserir num ambiente totalmente masculino. A fazenda localizada na região de Amparo, no interior de São Paulo, onde cria os animais e lá mesmo realiza os cortes especiais. Priscila acompanha todo o processo de desenvolvimento do animal até o seu abate. Desenvolveu uma ração própria porque queria que a carne de cordeiro produzida fosse o melhor do mercado e criou formas especiais para distribuí-la por todo o país.

História

Em 2009, Priscila recebeu um e-mail comemorativo de um familiar que mora na Espanha, mais precisamente em Oviedo, capital de Astúrias, comunicando a toda família Quirós, sobre os 100 anos de criação de cordeiros e queijos de ovelha, realizado pela família Quirós, tanto na região de Oviedo, como em Quirós. Coincidentemente, município de Astúrias que tem o mesmo sobrenome de Priscila. Quirós é conhecida pela tradição na arte de preparar e saborear o cordeiro. Ali, sempre no primeiro domingo do mês de julho é celebrada a Festa do Cordeiro. “Essa noticia me atingiu de uma maneira muito positiva, fiquei bastante curiosa em saber mais sobre minha história, sobre as minhas raízes e sobre o mercado da carne de cordeiro, já que tinha fazendas no Estado de São Paulo” conta Priscila.

Nessa mesma época o preço da carne de cordeiro disparou no Brasil, em função de uma parceria do Uruguai com outros países, o que motivou investimentos neste setor.  Após diversos estudos de mercado e viabilidade, Priscila percebeu a atratividade nesse segmento e, meses depois, começou a criação de ovinos em sua fazenda.

Para tal projeto, ela contratou especialistas de cada área para que em conjunto, pudessem criar um conceito de criação único, moderno, com respeito aos animais e meio ambiente, seguindo a identidade, raiz e princípios da centenária criação de sua família em Quirós. “Nossos cordeiros são criados artesanalmente, cuidamos de cada detalhe para que o consumidor tenha uma experiência única ao degustar nossos produtos” diz Priscila.

Os cortes da Quirós Gourmet

 A Quirós Gourmet entrega ao cliente a melhor qualidade de carne de cordeiro, alinhada com sua procedência e tradição secular em criação de cordeiros especiais. Com o intuito de desmistificar, que a carne de cordeiro é um produto de difícil preparo, a Quirós Gourmet se especializou na criação de cortes práticos e fáceis de fazer, onde todos já são limpos e alguns desossados. Também é feito o acabamento dos cortes e sobre cada peça é deixada uma pequena camada de gordura necessária para que o cliente possa retirar da embalagem e preparar o produto. Inclusive é feita a raspagem dos ossos do carré francês e curto. Facilitando o preparo de um prato com cordeiro em pouquíssimo tempo. Atualmente, os cortes da Quirós Gourmet são: Carré Frances, Short Rack (carré curto), Paleta, Pernil, Picanha, Neck Desossado (sem osso), Carne Moída, Linguiça de Cordeiro , Filet Mignon, Lombo e Costela.

Visitem o site da Quirós Gourmet para ver como comprar.

Foto: Marcelo Min