www.cozinhadamarcia.com.br

Escolhi a cena da chegada dos Reis Magos com figurinhas feitas a partir da reciclagem de latas de refrigerante, nesse caso a Fanta, que no Brasil, se não me engano, hoje em dia é vendida em três sabores — laranja, uva e maracujá, mas tem países em que é tão popular que fanta quer dizer refrigerante. As figuras de presépio estão à venda em um site especializado em arte e artesanato africano, sempre o visito é sempre inspirador. Afinal, o Brasil e a Costa Leste africana já foram no seu passado remoto e de memória trágica ligados pelo tráfego de africanos escravizados para o Brasil.

Parece papo de doido? Não é não, eu acredito que devemos lembrar sempre quem somos como brasileiros para podermos fazer sempre melhor sem perder a nossa cultura. As figuras trazem para o Natal ocidental os traços africanos com uma girafa no lugar do camelo tradicional e um traço contemporâneo da arte pop com as cores fortes e alegres das latas reutilizadas.

www.cozinhadamarcia.com.brEsse foi uma ano de muitas realizações aqui na Cozinha, e por isso agradeço a todos os que nos visitaram e que deram a maior força para o meu trabalho.Para começar o meu livro Sobremesas e Doces Brasileiros, da coleção Prático e Saboroso, da Editora V&R foi publicado e ainda ganhou um prêmio: Gourmand International Cookbook Awards de melhor livro de sobremesas do Brasil.

Eu fui à Inglaterra, à cidade de Oxford. onde anualmente encontro colegas cozinheiros, historiadores da comida e professores do mundo inteiro. No Oxford Symposium on Food and Cookery falei sobre as panelas dos índios brasileiros da tribo Waurá em um seminário com o tema cultura material – sobre objetos de cozinha, panelas e assuntos relacionados. As panelas que eu mostrei são lindas, tem o formato de bichos, pinturas e ainda por cima depois de usadas são quebradas e os seus cacos transformados em esculturas com o formato de bichos.

www.cozinhadamarcia.com.brE, para completar o ano, a Cozinha fez uma parceria com dois amigos antigos e muito queridos, Alice Pena e Ayrton Bicudo, e com uma nova amiga a Silvia Retman, da Confetti, e fizemos uma agenda de receitas – a Agenda de Festas tem uma receita e sua história para cada mês do ano, em um fichário com design e ilustrações exclusivas. E ano que vem tem refil com mais receitas e agenda!

Agora vou de férias com gato-cachorro-papagaio e espero que muito sol.

A todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de alegrias!