www.cozinhadamarcia.com.br

Uma das grandes qualidades do Rio de Janeiro é o grande amor que a sua população tem por seus hábitos saudáveis, quase uma mania e muitas vezes um exagero. A origem é simples de ser localizada, construída em parte sobre uma série de praias, mangues e lagoas em torno da Baía de Guanabara, a cidade era um local bastante insalubre até o início do século XX. Porto que recebia navios de todas as nacionalidades, acolhia passageiros doentes, o calor amplificava as epidemias e a falta de saneamento também. Logo, sobrava a saúde como bem maior.

Depois de saneada, com seu mangue drenado em um grande canal arborizado e cortada por grandes avenidas, com um planejamento urbano baseado em cidades europeias como Paris, os habitantes do Rio de Janeiro mantiveram a sua mania de saúde, a busca pela vida ao ar livre e pelas praias voltadas para o Oceano Atlântico com suas águas, hoje em dia, muitas vezes despoluídas.

www.cozinhadamarcia.com.brFiz o caminho de volta – moro em São Paulo, esse final de semana e os passeios foram deliciosos. No sábado de manhã fui cedo ao aniversário de um ano da Clara, preparado na pracinha onde ela e os outros bebes brincam, a mãe e suas amigas esticaram tapetes no chão, colocaram banquinhos da altura das crianças com flores, frutas e plaquinhas com dizeres delicados: Aniversário de 1 ano da Clara, e Feliz Aniversário, escritos com giz. Mesinha com naked cake para cantar os parabéns, e alguns sanduíches. Crianças bebiam suquinho e adultos água e cerveja (não reparei se tinha refrigerante). Como podem notar o foco aqui eram as crianças, as crianças e as crianças e a elegância.