Já vai longe a época em que as avós faziam enormes quantidades de doces de frutas para conservá-las. Afinal as geladeiras esfriavam bem ouço e mais pareciam armários com o seu fecho pesado e barulhento. Depois vieram as frigidaires, geladeiras americanas, com o design arredondado, aerodinâmico à moda dos anos 50.

Bom, tudo isso ficou para trás. Hoje não precisamos estocar as frutas, estão por aí em qualquer supermercado ou feira. Por isso podemos preparar pequenas porções da nossa geleia predileta, só uma xícara. O melhor é dura pouco e pode-se variar o sabor. O tempo de preparo também é quase nenhum – no máximo dez minutos, de acordo com a quantidade de suco da fruta.

O método é sempre o mesmo: para 150 gramas de polpa de fruta cozidos com 100 gramas de açúcar no fogo médio até que comece a aparecer o fundo da panela. Como algumas frutas tem pouca pectina por natureza, é preciso acrescentá-la. Frutas cítricas tem muita pectina, que ajuda a gelificar a massa de fruta e açúcar. É preciso então compensar a quantidade de pectina com um pouco de suco de limão. Como estamos falando aqui de apenas uma xícara de geleia, uma ou duas colheres de chá de suco de limão Acrescentados assim que desligar o fogo já é suficiente. A geleia alcança o ponto certo enquanto esfria.