www.cozinhadamarcia.com.br

Lendo o título acima parece que fiz algo extraordinário, e é quase isso. Eu tenho uma frigideira de ferro grande, o formato é meio ovalado. O mais importante é que ela tem umas lombadas no fundo que permitem às carnes dourarem e cozinharem muito bem.

O frango ficou perfeito como podem ver na foto ao lado. Eu vou explicar como ele é feito, e desde já digo que o que vale aqui não é bem a receita – xx de frango previamente temperado, etc. Embora a carne de frango fique mais saborosa quando temperada com antecedência e eu dou a receita a seguir para ficar igual quando você preparar na sua casa. O importante é que a partir dessa receita você vai poder alterar o tempero como desejar, e mantendo o método, a receita vai dar certo.

– Primeiro, coloque o frango em uma mistura de mel, sal, pimenta do reino e molho de pimenta, eu usei umas gotas de tabasco e 5 colheres de sopa de mel, então o que vai garantir a cor é o mel. Pode ser melado de cana, mel de tâmaras à venda nas lojas que vendem ingredientes para comida árabe. Até mesmo geleia de laranja pode ser usada, nesse caso só use um pouco menos. Misture com um pouco de água, de gin, de suco de laranja, só para cobrir levemente os pedaços de frango, não é necessário afogá-los sob o tempero.

Repare – o tempero é feito com um ingrediente doce, sal, pimenta e o que mais você achar que vai dar um gostinho bom. Não exagere em nenhum dos temperos. E a carne vai descansar nesse molho na geladeira por bem umas horas.

– Segundo, depois é só grelhar em uma frigideira de ferro untada com óleo. Como toda frigideira de ferro, deixe-a aquecer por dez minutos no fogo alto. E para ter certeza que está quente respingue umas gotas de água sobre ela. As gotinhas devem sair pulando pela superfície, do contrário aqueça mais uns cinco minutos.

– Terceiro, e último truque – molho não se prepara adicionando vinho para lavar a frigideira. Isso, apesar de gostoso, é apenas um quebra-galho uma vez que ao dissolver a gordura com o vinho, além de acrescentar o sabor de queimado, você está preparando um molho com a gordura derretida. Um chef em uma cozinha profissional pode até fazer isso, mas antes de servi-lo, ele vai filtrar o molho em uma peneira finíssima que não deixa a gordura passar, e tem alguns que usam um filtro de papel como os utilizados para coar o café.

Para fazer o molho, coloque o que sobrou do tempero em uma panela pequena, acrescente mais pimenta, sal, se quiser dilua umas duas colheres de sopa de mostarda e no máximo meio copo de vinho madeira, branco ou tinto, cozinhe no fogo médio sem parar de mexer até ferver e evaporar um pouquinho.

#molhoaparte #frigideiradeferro