www.cozinhadamarcia.com.br

O Brasil é dividido em duas grandes áreas de influência alimentar, tem uma parte que come mais milho e outra que come mais mandioca/aipim. Do Sul ao Norte, acho que mais ainda nas regiões onde os portugueses se instalaram, a farinha de mandioca ou farinha de mesa é rainha. Não existe churrasco sem farofa, camarão sem pirão ou bolo de amêndoas que não a utilize bem fininha no lugar da farinha de pão.

Quando esses primeiros portugueses e alguns franceses chegaram por aqui eles foram apresentados pelo índios à mandioca e ao milho. Mas não só no pé, os índios sabiam plantar muito bem a mandioca, colher na hora certa fazer farinha e da farinha o mingau. Eles também já cultivavam o milho que chegou ao país vindo naturalmente dos Andes vizinhos. E também comiam as espigas, faziam farinha mas principalmente preparavam o cauim – uma bebida fermentada servida quando voltavam da guerra com prisioneiros. Para preparar o cauim primeiro cozinha-se o milho, depois ele mastigado e cuspido em uma panela para ser novamente fervido, em seguida fermenta e adquire o teor alcoólico.

Normalmente não fazemos cauim em casa faz muito tempo, mas os nativos brasileiros também sabiam fazer as farinhas de milho, tinham um enorme conhecimento de como cozinhar o milho com um pouco de cinzas, a água de tornava alcalina e soltava a película que recobre cada grão liberando a vitamina B6, o ácido fólico e muito sais minerais saudáveis.

O tempo passou e hoje todo mundo come milho verde em São João, creme de milho no jantar para acompanhar o bife, daquele feito com grão congelado ou da lata que os tempos mudam. Tem também uma tradição que é o bolo de fubá, a receita mais querida de todas as crianças do país.

Por isso, aproveite as férias de verão para preparar com as crianças da casa um bolo de fubá gostoso, molhadinho e ao mesmo tempo muito fácil de ser preparado.

Para saber mais por que o milho precisa ser cozido com as cinzas ou a cal leia as explicações detalhadas no blog Come-se da Neide Rigo.

Veja aqui a receita do Bolo de Fubá da Cozinha da Marcia

Mais receitas de bolos da Cozinha da Marcia

Ja viu o Fichário de Receitas da Cozinha da Marcia? Clique, vai adorar!