www.cozinhadamarcia.com.br

A Internet é de fato a grande memória do mundo, algumas vezes nos lembra até de coisas que nunca fizemos, mas gostaríamos de ter feito. Na minha infância eu brinquei muito de bonecas, cozinhei de mentirinha para umas quantas bonecas e minha mãe fez até casaco de tricô para uma delas. Os pratos no chazinho com minhas amigas e as suas bonecas não tinham comida, eu até tinha uma sacola com embalagens bem miúdas, tinha sopa campbell, corn flakes, ervilhas, massa para bolo, parecia saído de um supermercado americano. Mas nunca cozinhei de verdade para as minhas bonecas, imagine então como fiquei encantada quando dei sem querer em uma lista de livros alemães do século 19 e um deles era cozinha para as bonecas.

O livro de cozinha das bonecas, o título original é Puppen-Kochbuch,  é um livro muito especial, são pequenas receitas com uma lista muito bem sortida do que as crianças comiam, ou pelo menos deveriam comer, na época. Ali vemos receitas em porções diminutas, 17 gramas de farinha, meio ovo, 16 gramas de açúcar, 7 amêndoas para um biscoito; ou uma porção com três anchovas frescas para cada criança deliciosamente fritas na banha de porco ou seria de ganso, que também era muito usada na Europa Central?

As receitas mostram uma preocupação nutricional, podemos ver mães e avós preocupadas em emplacar uma saladinha de beterraba, uma sopinha, omeletes preparados tão finos e, depois de dourados são enrolados e cortados em tiras bem finas como macarrão antes de servir.

Poderia falar horas seguidas sobre cada uma das receitas, um ganso novinho para não atrapalhar a digestão, arroz doce, pudins de pão preparados com apenas um pãozinho descascado.

Traduzi uma receita para quem quer se candidatar a produzir porções tão diminutas que cabem em um pratinho de boneca.

Fatias de anis

Misture meio ovo com 17 gramas de açúcar, acrescente casca de limão ralada, 17 gramas de amêndoas raladas, um pouco de canela, anis a vontade e 17 gramas de farinha de trigo. Amasse tudo, faça um cilindro, corte em fatias com meio centímetro de espessura. Transfira as fatias para uma assadeira de metal pincelada com manteiga e asse-os até dourar.