Um dos maiores escritores da nossa língua, dos poucos que conseguiram entender tão bem as enormes dificuldades que um país de periferia passava, foi sem dúvida Lima Barreto. Aliás, em tempos de enormes incongruências políticas, no momento em que juízes não conseguem entender o que é um bem público ou privado, a sua capacidade de observar cuidadosamente e com fina ironia as inadequações nacionais é, depois de cem anos, muito atual. Reler a sua obra deveria ser lição de casa e de escola, quem sabe se começaria pelo Os Bruzundangas e seguiríamos para O Homem que Sabia Javanês.

Leia a notícia sobre os juízes que venderam um imóvel público para pagar suas dívidas

No homem que falava javanês ele nos conta como um homem fez uma linda carreira assumindo que falava uma língua raríssima e que ninguém conhecia. Pois é, me encontro nesse momento em uma situação semelhante. Não falo javanês, mas estou terminando a pesquisa de meu próximo livro e, por isso, consulto sem parar diversos cadernos antigos com receitas de família. Eles foram gentilmente emprestados por amigos meus e de minha mãe. Encontrei em mais de um uma receita de Creme Setin (com s mesmo). É um creme delicado de chocolate e ovos que depois de assados no forno em pequenas xícaras, só se assentarão e tomarão a consistência adequada depois que esfriarem.

Prepará-los é uma arte, muito tempo no forno e a superfície não fica lisa e o creme se rompe, pouco tempo e permanece líquido. Pois é, aqui comecei a ler em javanês: o creme se chama setin e eu achava que a maneira correta de escrever deveria ser cetim, como o tecido, devido a sua suavidade. Mas, uma busca no Google e eis me falando javanês! A receita que fala de cetim – satin – é para glacê de bolo. A receita que utiliza o termo set, daí o nome Setin com s, como acomodar ou assentar em inglês é a de Pots de Crème, na verdade um pudinzinho de chocolate com a textura extremamente delicada que era assado no banho-maria em xícaras de porcelana. A textura era muito boa por sinal e na receita original não utilizavam farinha ou amido. Só ovos. Mas, como não falo javanês não garanto que a explicação é correta.

Veja receitas com chocolate na Cozinha da Marcia