Eu morei na California onde estudei design gráfico, a cozinha foi uma virada na minha vida que só veio muito depois. Mas, foi nessa época que ouvi falar pela primeira da Gertrude Stein, uma americana, auto-exilada em Paris que, meio por afinidade, ficou amiga de todos os bons pintores do final do século 19 – principalmente de Cézanne e de Picasso.

Era adorada na minha escola – o California College of the Arts, em parte por sua capacidade de inovar a língua inglesa, é dela o famoso poema Uma rosa é uma rosa é uma rosa e também por sua insistência em acreditar que o seu trabalho era bom. Foi a primeira norte-americana a divulgar o trabalho de pintores impressionistas, pós impressionistas, fauvistas, cubistas… Ela e seus irmãos eram grandes colecionadores de arte moderna. E afinal, estávamos em uma escola de artes. Além disso, a sua família morava na cidade de Oakland, Califórnia,onde funcionava o campus.

Assim, eu li quase toda a sua obra e muitos outros escritores que passaram por sua vida como afetos e como desafetos – Ernest Hemingway era um deles. Pois bem, Gertrude foi casada a vida inteira com a Alice B. Toklas, a quem competia cuidar da casa e cozinhar. Alice foi o personagem principal de uma autobiografia escrita em seu nome por Gertrude, deliciosa.

Vale a pena ver, hoje menos pelo estilo de escrito que nos parece muito normal, mas que na ocasião rompia com as regras tradicionais dos relatos lineares e, sobretudo cheio de excesso de elogios. Adoro! Alice / Gertrude fala mal de todos com quem se indispôs e nos entrega preciosidades sobre o que era a vida de artista – a sua empregada se recusava a preparar uma omelete para um pintor por ter pouco dinheiro. Coitado, só comia ovos mexidos.

No final da vida, Alice e não mais Gertrude, juntou as suas receitas e publicou um livro. As receitas são boas e ficam melhores quando descobrimos que o genial Picasso também dela comia. Recomendo o livro, mas é mais saboroso acompanhado pela Autobiografia de Alice. B. Tolklas.

Veja as receitas de omeletes na Cozinha da Marcia

Leia mais sobre o Livro de Cozinha de Alice B. Toklas

Para ver a Autobriografia de Alice B. Toklas

Para ver a lista de livros da Gertrude Stein

O retrato da Gertrude Stein nesse post foi pintado pelo Pablo Picasso em 1906