www.cozinhadamarcia.com.br

O melhor programa de culinária da televisão brasileira, no momento, é o Tempero de Família do apresentador Rodrigo Hilbert. Na primeira temporada foi emocionante vê-lo na cozinha externa da casa da mãe cozinhando pérolas dos sabores locais e mostrando toda a sua família com tios e primos, ou aprendendo a fazer um arroz de carreteiro com a sogra, ao mesmo tempo que mostra a cultura do sul do país, normalmente escondida. E, como o programa é feito, com cenário, figurino e muita comida caseira não deixa esquecer as raízes da vida brasileira bem afinada com o que acontece com a alimentação da população. Já deu para notar que sou fã.

Pois é, na segunda temporada o programa ficou melhor ainda – ele vai na casa das pessoas mais invisíveis deste país, na zona rural de diferentes regiões, e cozinha com o que tem no mato, mais alguns ingredientes que obviamente não faz parte dos hábitos de quem cozinha. A produção deu um tapa – por assim dizer, no local. O fogão de lenha para lá de precário ganha uma ajuda com lindas gamelas e uma quantidade de ovos digna de uma granja, mas ainda assim – a ideia de se misturar o que ele sabe com o que os outros sabem é linda e conectada, tanto para quem participa como para quem assiste ao programa- junta um pouco as Aventuras de Pedrinho, no Sítio de D. Benta, com as desventuras do Saci em dias de vento e outra pitada da vida privada das celebridades. Bom para assistir, e nem é preciso cozinhar!

Para assistir a 2a temporada:  Todas as quintas-feiras às 20h, com horários alternativos.

Para assistir a 1a  temporada:

– no canal NOW da NET: NOW programas de TV >GNT > GNT Imperdível> Tempero de família

– Para assistir no site muu.globo.com

Saiba mais sobre Monteiro Lobato, o criador do Sítio da D. Benta.

Dentro do espírito do programa comprei umas couves lindas e orgânicas, rasgamos e a Noelia, que trabalha aqui em casa, preparou enquanto eu fotografava e filmava. Veja a receita aqui.