O cenário deslumbrante do Rio de Janeiro consegue sempre surpreender aos seus visitantes e moradores. Não é à toa que os cariocas adoram se reunir na pedra do Arpoador para aplaudir o pôr do Sol da mesma maneira com que em outros lugares aplaude-se a uma peça de teatro ou a uma ópera. A paisagem local à beira-mar é certamente operística tanto em dia de chuva quanto de sol. E, um dos melhores locais para se entender essa qualidade dramática é no Forte de Copacabana, no posto seis, no fim da praia de Copacabana.

Veja as fotos da paisagem carioca.

 

O Forte, construído antes da Primeira Guerra Mundial, tem em sua ponta uma fortaleza com um pequeno museu com canhões, dormitórios e salas com mobiliário da época. Acima uma enorme área de concreto permite uma uma vista de 360 graus. De frente para o mar, à esquerda vê-se a Praia de Copacabana e seus morros. A vista estende-se desse lado até a entrada da barra da Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar; ao fundo a orla marítima de Niterói, para a direita o mar aberto, Ipanema e Leblon, a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e outras elevações, em geral levemente azuladas devido à bruma que se levanta do mar. Dá para entender porque a paisagem faz a cabeça dos moradores da cidade.

Se estiver sol, é possível ver o fundo do mar verde-esmeralda e cardumes de peixes mais adiante, e para quem souber chegar na hora certa, um pôr do Sol que realmente merece ser aplaudido. Na saída, passe pela Confeitaria Colombo que fica no próprio Forte e, sem se deixar impressionar pelos cariocas que a chamam de decadente, a mania local é achar que tudo no Rio já foi melhor, alimente a alma sem grandes espectativas com petit-fours ou salgadinhos, tudo regado à melhor vista da cidade – a praia de Copacabana.

Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana
Aberta de terça a domingo, das 10h às 20h.
www.confeitariacolombo.com.br

Forte Copacabana
www.fortedecopacabana.com
Praça Coronel Eugênio Franco, 1
22070-020 Rio de Janeiro, RJ
Veja o mapa