www.cozinhadamarcia.com.br

Só para esclarecer estamos falando da virada do século 19 para o século 20, mas que virada deliciosa! Ainda podemos dar um bom passeio por essa Paris de bares e restaurantes de paredes decoradas com desenho florais, vitrais no teto e muitos espelhos para refletir as luzes.

Nessa época, quando a iluminação elétrica era novidade, as luzes eram posicionadas para criar áreas claras e outras mais escuras. Assim, imaginavam-se as conversas teriam maiores chances de ficar mais intensas.

Embora não se possa mais confirmar qual era o sabor e a qualidade da comida de cem anos atrás, a de hoje, nesses lugares é boa, não costuma ser excepcional, o melhor é tomar um café ou um copo de vinho se estiver fora do horário do almoço ou jantar, talvez comer o prato do dia. As luzes, no entanto…

Um desses locais lindos e bem restaurados é o café e restaurante Bouillon Racine, de 1906. Fica pertinho do teatro do Odeon, na margem esquerda do rio Sena. A decoração é gentilmente florida e tem uma escada bem pequena, porém capaz de grandes efeitos para quem desce. Dê uma de turista e faça uma foto. Às seis da tarde está vazio, mas as luzes no inverno já estão acesas e é possível ver toda a beleza do local.

O outro local onde é possível ver e entender todo o esplendor do estilo Art Nouveau frances, é a Brasserie Julien, de 1902, aqui não se economiza na luz! E assim é possível ver com maior detalhamento a decoração das paredes e o vitral do teto. A comida, como em todas as brasseries, é típica da região da Alsácia, próxima da fronteira alemã. O cardápio tem chucrute com salsichas, pratos com molhos pesados, carne e nos meses de inverno ostras deliciosas.   Nada de saladinhas. E tudo isso graças à invenção da lâmpada elétrica.

Os restaurantes em Paris tem poucas mesas, por isso o melhor é fazer uma reserva como os franceses; principalmente se estiver com quatro ou mais pessoas. Voce será mais bem atendido, sobretudo na hora do jantar. Também é bom lembrar que o horário das refeições é mais cedo que no Brasil. Almoço às 13 horas e jantar às 20h30 garantem um bom atendimento, sem garçons com jeitinho de quem quer bater em retirada.

Bouillon Racine – 3, Rue Racine, Paris 6 – Metro: Odéon – Tel.: (331) 44 32 15 60

Clique para ver o mapa

Brasserie Julien – 16, rue du Faubourg Saint-Denis, Paris 10 – 75010 Paris – Tel: (331) 47 70 12 06 – Metro: Strasbourg-St. Denis

Clique para ver o mapa

Receitas de alguns pratos franceses na Cozinha da Marcia

Carne com cebolinhas

Bifes com molho de mostarda