www.cozinhadamarcia.com.br

Porque hoje é domingo! O dia começou lindo aqui na Ilha, primeiro passaram pelo menos quinze barquinhos a vela, destes bem miúdos, que só cabe um navegador com sete ou oito anos de idade. Parecia uma migração para o estrangeiro, muitas crianças na água. Isso fui eu que achei, já meio eufórica com a beleza da vista como podem ver no vídeo postado abaixo.

Mas, ainda parafraseando o poetinha Vínicius de Morais em seu show, se não me engano, no que fez nos anos 60 na boate Zumzum no Rio de Janeiro. Porque hoje é domingo, eu fiquei no mar, com água até os joelhos, olhando um cardume de manjubinhas nadando para cá e para lá e, de repente, rápido feito um torpedo passou juntinho ao meu pé uma pescada. Devia ter uns vinte centímetros, mas ela naquela momento mais parecia um micro-tubarão atacando as manjubinhas. E que ataque certeiro. Ainda bem que não era um tubarão, teria mordido as minhas canelas.

O mais conhecido poeta carioca, inventor, ou pelo menos o organizador, daquilo que hoje é conhecido como o espírito carioca dos anos 60 e 70 do século XX foi Vínicius de Moraes. Hoje ele completaria 100 anos. Vínicius conseguiu unir à sua volta diferentes gerações de músicos e assim permitiu que se criasse em torno da música popular brasileira uma área de respiro em um momento de grande opressão e censura política durante a ditadura militar que governou o país entre 1964 e 1985.

Um de seus shows mais famosos, foi com Dorival Caymmi e com o estreante Quarteto em Cy, na boate Zumzum, em Copacabana, no qual ele costurava Por que hoje é domingo! O dia começou lindo aqui na Ilha, primeiro passaram pelo menos quinze barquinhos a vela, destes bem miúdos, que só cabe um navegador com sete ou oito anos de idade. Parecia uma migração para o estrangeiro, muitas crianças na água. Isso fui eu que acho, já meio eufórica com a beleza da vista como podem ver no vídeo postado abaixo.

Para saber mais sobre o show do Zumzum.

www.cozinhadamarcia.com.brwww.cozinhadamarcia.com.brO domingo continuou com uma enchova com sal grosso assada na telha que foi servida com uma salada de folhas verdes e castanha de caju e com cuscus marroquino com um fio de azeite temperado com trufas.