www.cozinhadamarcia.com.br

Pode parecer que não combinam muito entre eles – os bancos das praças em Paris e as lentilhas. Os bancos como podem ver na foto, tem uma atenção especial da prefeitura em seus parques e jardins. Em qualquer cantinho, lá estão eles. Em geral tem encosto, mas esse em que estou sentada, tem um charme a mais, ele tem dois acentos, um para cada lado, oferecem conforto o tempo todos para todos. Velhos, crianças, adultos, mães com seus bebês, namorados e turistas cansados com suas sacolas de compras. De um modo geral tem uma localização estratégica, em baixo de uma grupo de árvores para dar sombra, ou na frente do parquinho para os pais poderem observar os filhos e os filhos terem a segurança de onde estão os pais. Crianças gostam de vigiar os pais, sentem-se seguros para brincar.

Mas os bancos com encosto, como sabe bem a Sofia Carvalhosa, com o seu grupo do Facebook “Bancos com encosto para Sampa”, é um lugar para poesia e meditação. E, dentro o espírito da comunidade, conseguimos ver bancos lindos no mundo inteiro, o que nos leva a meditar sobre o que deixamos de fazer só porque dizem que Sampa é puro estresse, como se isso fosse uma qualidade. Recomendo a todos cinco minutos em um banco com encosto, experimentei e achei que tinha ficado horas por ali. Faz bem ao coração.

Assim chegamos às lentilhas. Qual a relação com os bancos? Não é imediata, e também não sei se fazem bem ao coração, tem a seu favor que pedem uma certa atenção, precisam ficar de molho, e são uma oportunidade para se pensar um pouco no que vamos comer, ou servir no almoço ou jantar. Elas tem com certeza uma grande quantidade de proteínas e, aqui na França, além da lentilha comum que temos no Brasil, tem a cor de laranja como também temos, importada do Oriente Médio, e tem a mais nobre delas, chamadas de lentilhas do Puy, que é uma região de planalto onde os grãos sofreram uma mutação e nascem bem pequenos e escuros, alguns são quase pretos e como vinhos tem a sua região demarcada desde 1996. A Casa Santa Luzia, em São Paulo, costuma ter para vender.

www.cozinhadamarciaComo um bom prato de lentilhas pode ser preparado de muitas maneiras, aqui consideram especialmente reconfortante quando elas são cozidas bem temperadas com ervas aromáticas, salsa, cebolinha francesa, cerefólio, é servido com salsichões brancos ou linguiças grelhadas, as lentilhas são igualmente deliciosas em uma salada morna com cogumelos fatiados, o molho fiz no olho, um pouco de vinagre de vinho, um pouco de sal e azeite. Gostei.

Veja a receita completa da Salada de lentilhas com cogumelos aqui.