Hoje é dia 4 de Julho, a data em que as colônias norte-americanas declararam a sua independência da Inglaterra, em 1776 e quando, mais tarde, escreveram a sua constituição deixaram bem claro que cada nação deve ter poder de autodeterminação e que cada cidadão deve viver a sua vida com liberdade para buscar a sua felicidade.

Imagine-se como essa notícia chegou ao Brasil, então em pleno ciclo do ouro e sob a mão forte do colonialismo português. É a partir da independência americana, fortemente influenciada por filósofos franceses, que um grupo de coloniais portugueses – os brasileiros ainda não existiam, teve a clareza de que seria preciso se libertar dos europeus e criar o seu próprio país. Pena que a Inconfidência Mineira, reprimida em 1789, não progrediu. E, somente cento e vinte anos depois conseguiu-se declarar a República em 1889. Mas, ainda assim, um gesto nada democrático – afinal um golpe militar expulsou o Império do Brasil.

Para saber mais sobre a Inconfidência Mineira e as muitas outras revoltas contra Portugal clique aqui.

Ainda assim a nossa cultura se enraizou e cresceu da mesma maneira que a deles também. Por isso, prepare uma torta de maçã, prato típico dos Estados Unidos, em uma homenagem à cabeças libertárias como George Washington, Benjamin Franklin e o nosso Tiradentes e seus parceiros.

Receita da torta de maçã