www.cozinhadamarcia.com.br

Raramente hoje em dia se assa um pato, em primeiro lugar por que é uma ave difícil de ser encontrada em todos os supermercados, depois tem a questão do preço, um pouco caro, principalmente para uma carne que tem uma enorme margem de erro em seu preparo. Calor demais a deixa ressecada, calor de menos também. Se assado na sua gordura, dizem que fica com morrinha, aquele gosto residual pesado, que sobra na boca.

O ideal seria que patos fossem vendidos a cada esquina como os frangos de padaria. Assados lentamente enquanto giram no espeto. Assim, seus sucos se espalhariam por todos os cantos, sem nenhuma parte mais ressecada.

Pensando nesse método e lendo um livro muito bom sobre comida portuguesa da Maria de Lourdes Modesto – A cozinha tradicional portuguesa, cheguei à conclusão que valeria a pena tentar assar o pato sem uma grelha na assadeira. Eu achava que se o pato encostasse na sua gordura ficaria com a morrinha. O livro e uma viagem à região de Bordeaux na França mostraram não é preciso utilizá-la.

Comprei o pato, deixei descongelar bem devagar. Retirei um pedaço de gordura que me pareceu dura demais, lavei bem na água com limão, esfreguei com uma pasta de alho e sal. Arrumei na assadeira. Liguei o forno, coloquei uma assadeira com água sobre a placa de baixo.

Cobri o pato com salsa, cebolinha, folhas de aipo, de alho porró, mas muito mato. Em seguida, espalhei uns dentes de alho pela assadeira e alguns pedacinhos de manteiga por cima das ervas. Coloquei o pato para assar. No meio do caminho molhei o pato com uma xícara de vinho branco. E, umas duas horas depois, estava com a aparência da foto. Note que para fazer um pato não é preciso ter uma receita, aqui o modo de fazer é mais importante. Apenas não exagerem na quantidade de sal. E, para servir, apenas batatas cozidas com a casca e brocolis no vapor. Tudo regado com azeite à mesa.

O livro é uma raridade e é encontrado à venda por muito dinheiro (até US$ 400,00), fiquei pasma! na abebooks.com, um enorme sebo virtual globalizado.

O novo livro da Cozinha da Marcia Brigadeiros e Bolinhas já está à venda. Clique!

Assista aso vídeos da Cozinha da Marcia para ver como temperar um pato e como retirar a gordura do pato para fazer um confit.