www.cozinhadamarcia.com.br

As características da uva definem o tipo de vinho que será produzido, pode parecer bem bobo, mas eu nunca tinha tido uma explicação tão clara e precisa sobre vinhos para alguém que como eu cozinha, toma vinhos e os combina com as comidas que preparo, tudo com um bom convívio, mas sem um conhecimento profundo da bebida.

O segredo do vinho, como me mostraram em um passeio em uma das vinícolas, está também nas características físicas de cada tipo de uva. Em pleno fim de tarde, olhamos cada uma das uvas plantadas ali, algumas com a casca mais fina, outras mais grossas, grossas mesmo para uma uvinha tão pequena, provei a polpa cheia de suco das pinots pretinhas e as brancas – com a casca verde claro que produzem os vinhos chardonnay e cabernet sauvignon. Algumas ainda não estavam prontas para a colheita. Como é o grau de açúcar e de acidez que junto com a quantidade de sol e chuva que definem como será a qualidade do vinho, tem que esperar o momento certo para colher.

www.cozinhadamarcia.com.brPor um acaso da vida, minha mãe foi professora em uma região vinícola no interior da França, ali o vinho e suas variantes faziam parte do dia a dia. Não achei que fosse conviver com esse grau de proximidade dos vinhedos até chegar à Serra Gaúcha para um passeio pelo Vale dos Vinhedos. Foi emocionante. As paisagem é linda e chegamos na semana da colheita das uvas, com as vinícolas trabalhando para iniciar a produção.

 

 

www.cozinhadamarcia.com.brNo verão e com sol, a paisagem é perfeita para uma visita, por outro lado, me contaram que durante o outono as paisagem fica dourada e também é encantadora e, que no Inverno, quando as temperaturas caem para perto de zero, o passeio ganha outra vida. A região é linda e um passeio bem programado inclui pelo menos uma degustação em uma das vinícolas e, para quem se programar bem, de acordo com a época do ano é possível participar da colheita, isso mesmo, direto no vinhedo.

Veja o programa de férias em Bento Gonçalves com a programação anual detalhada aqui. 

As vinícolas e as Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves promovem cursos sobre vinhos e espumantes com degustações gratuitas. Veja a lista aqui.