www.cozinhadamarcia.com.br

A boutique de vinhos Campos de Cima acaba de lançar a safra 2014 do seu Viognier. Em sua quarta edição, essa é a primeira vez que um rótulo é totalmente vinificado na empresa, na nova sede localizada em Itaqui, sob os olhos atentos do famoso enólogo francês Michel Fabre. “Sem dúvida, esse é o melhor Viognier que lançamos até hoje. Ter todo o processo nas mãos, da produção à vinificação final, faz toda a diferença. Temos total liberdade para buscar a maior qualidade possível”, destaca o diretor comercial da Campos de Cima, Pedro Candelária.

Além de acompanhar toda a elaboração do rótulo, Michel Fabre vem supervisionando a Campos de Cima desde o processo de plantio de suas uvas. Foi ouvindo a orientação de Fabre, por exemplo, que a boutique de vinhos optou por fazer uma poda mais severa este ano, limitando a produção para ter rótulos excepcionais. “Repensei toda a poda com o objetivo de ter uma produção regular em cada planta, bem equilibrada e menor, agregando assim mais qualidade”, explicou o enólogo. Além de dominar as uvas da Europa, o consultor francês conhece bem as variedades cultivadas no Brasil em razão de três anos vividos e trabalhados com vinícola do Nordeste.

E o resultado desse trabalho é um Viognier diferenciado, com novidades em relação às safras de 2008, 2009 e 2011: um pequeno corte com a uva Chardonnay. Com uma produção limitada de apenas 1,2 mil garrafas, o vinho foi pensado levando em consideração as características do Brasil. “É ideal para o verão. Um branco bastante complexo, que hamoniza bem com peixes e frutos do mar, além de pratos mais leves”, explica Candelária. O lançamento oficial do rótulo aconteceu em meados de janeiro e a vinícola já está aceitando encomendas.

Leia mais sobre vinhos no blog Pautas de Guarda do enólogo e jornalista Oreste de Andrade Jr.