A cidade fluminense de Piraí, a 105 km do Rio de Janeiro e 350 km de São Paulo, promove, entre os dias 13 e 17 de outubro, a 10ª edição do evento de gastronomia e cultura Piraí Fest.

Embora a programação comece no dia 13, a abertura oficial será no dia 14, às 18h, na

Praça da Preguiça, considerada o pólo gastronômico do festival, e conta com a presença do vice-governador Luís Fernando de Souza, conhecido como Pezão, e do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira.

Durante o festival, haverá apresentações de bandas regionais, além de atrações musicais com os cantores André Valadão, Alexandre Pires, Serjão Loroza, Tuca Fernandes, Martinho da Vila, Paula Fernandes, Quizomba e Sururu na Roda.

O público poderá também participar dos jantares que serão realizados na Casa de Vista da Light, em Ribeirão das Lajes, com reserva de convite.

No dia 13, quinta-feira, acontecerá o jantar da Boa Esperança, comandado pelos chefs Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, em São Paulo, e Daniela Martins, do Lá em Casa, de Belém do Pará. Já na sexta-feira, 14, será oferecido um jantar internacional. A frente da cozinha está o francês Roland Villard, do Lê Pré Catalan, hotel Sofitel de Copacabana.

O restaurante popular, na Praça da Preguiça, terá menu preparado por Teresa Paim, do Terreiro da Bahia, e Damien Montecer, do Térèse, de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Outra presença confirmada é a de Chico & Alaíde, que apresenta cardápio de bolinhos, entre eles o Maravilhosa Piraí, feito especialmente para o Piraí Fest.

Um dos destaques será o concurso gastronômico entre chefs e cozinheiros locais. Eles competirão com três pratos: entrada, prato principal e sobremesa. Todas as criações serão avaliadas pelo júri popular e por nomes renomados da cena gastronômica.

Chef Ana Catharina

Sócia proprietária e chef do restaurante da Pousada Reserva Aroeira, Ana Catharina Marques Lisboa, é presença garantido no evento. Filha do Comendador Ventura, que era crítico de gastronomia e enólogo na cidade do Rio de Janeiro, sempre acompanhava o pai em restaurantes, e com isso desenvolveu gosto pela cozinha. Hoje ela se diz “dividida entre duas paixões: a medicina e a culinária”.

Formada também em gastronomia pelo SENAC, no Rio de Janeiro, participou de todas as edições do Piraí Fest, no qual ganhou seis vezes o primeiro lugar. Em 2010 venceu o prêmio de melhor prato principal com a receita de tagliatelle de pupunha com tilápia.

O cardápio do restaurante, localizado dentro do hotel, e que é aberto a não hospedes, segue uma linha contemporânea, com produtos orgânicos, regionais e cultivados na própria pousada, como ervas, leite, queijo e os patos.

Onde ficar

A sofisticada pousada Reserva Aroeira conta com ambientação rústica, toda idealizada em pedra e madeira de eucalipto, que dá um clima interiorano-sofisticado. É decorada com objetos antigos, a maioria de cidades mineiras.

Apresenta apenas dez charmosas e confortáveis suítes que possuem TV, DVD, frigobar, telefone, ar condicionado, secador de cabelos, cafeteira elétrica, travesseiros e edredons de pluma de ganso, lareira, varanda com rede e amenities Florence. Cinco apresentam cama queen size e as demais, king size. Os chalés Bora Bora, Ásia, Jungle, Egito e Aroeira são decorados de forma personalizada e temática. Contam com hidromassagem dupla com vista panorâmica e mezanino. Recém reformados, os chalés do Lago e Das Tilápias possuem ofurô e lavabo no mezanino. Há um amplo espaço com atividades, como cavalgadas, trilhas, complexo aquático, tirolesas, pontes e arvorismo, quadra de vôlei de areia e salão de jogos.

Duas diárias para o casal custam a partir de R$ 680, de 6ª feira a domingo. Durante a semana pratica apenas pacotes fechados, válidos para o período de 2ª a 6ª feira, a partir de R$ 1.150.  Inclui café da manhã e uma refeição. Há cobrança de 10% de taxa de serviço e aceita crianças.

Endereço: Estrada Fazenda Aroeira, 757, Piraí – RJ

Tel.: (21) 2487-4011

www.reservaaroeira.com.br