www.cozinhadamarcia.com.br

Nas partes altas das montanhas de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, o sol brilha forte ao longo da maior parte da primavera e contrasta com as sombras profundas que engolem os vales logo abaixo assim que o sol começa seu caminho rumo ao horizonte. Um ambiente de clima agradável e cheio de calor humano, localizado cerca de 11 quilômetros ao norte do centro da Capital Brasileira do Vinho, é o pano de fundo para o roteiro turístico Rota Cantinas Históricas. Oito empreendimentos turísticos formam um pequeno paraíso de vinhos e espumantes de alta qualidade, distribuídos ao longo de uma estrada sinuosa que percorre as partes altas da localidade e que esbanja beleza com paisagens de tirar o fôlego em todo o trajeto.

A Rota Cantinas Históricas possui sete vinícolas, um mirante com entrada gratuita, um armazém colonial e cinco restaurantes exclusivos que funcionam mediante reserva. No roteiro, é possível conhecer aspectos da cultura vêneta e trentina, italianos que colonizaram a região. Além disso, algumas vinícolas possuem restaurantes e programas turísticos diferenciados, com acesso fácil e pavimentado. Experiências como o Edredom nos Parreirais, a Colheita Simbólica no Vinhedo do Mundo – maior coleção da América Latina – e degustar um espumante tendo o Vale Aurora como cenário são vivências exclusivas da rota.

O passeio inclui ainda a degustação de vinhos, sucos de uva e espumantes. Além das cantinas, outro ponto forte deste destino é a paisagem composta por vales e montanhas cobertas por mata nativa, vinhedos tipicamente bordados por plátanos, contornada pelo rio das Antas e seus afluentes. Entre os principais pontos de observação da paisagem está o Mirante do Campanário, um dos pontos fortes deste destino, que possui entrada gratuita e fácil acesso para veículos.

Criada há 4 anos, a Rota Cantinas Históricas está a 11 km do centro de Bento Gonçalves por vias asfaltadas e a 13 km do Vale dos Vinhedos por uma estrada de chão que passeia por vinhedos e pequenas comunidades. Quem visita a rota pode obter mais informações no Centro de Atendimento ao Turista que fica na RS 431 km 6, ao lado da Igreja. O atendimento no local funciona de terças a sextas-feiras das 13h às 17h, aos sábados das 10h às 17h e aos domingos das 10h às 13h.

Atrações a serem visitada na Rota Cantinas Históricas
Armazém das Cantinas Históricas – Que tal começar o passeio por um centro de informações repleto de história? Esta casa resgata a filosofia do comércio do século XIX com uma grande prateleira de exposição, na época ainda usada para escambo. Ali, o visitante encontra Museu, tábuas de frios, pão de forno, embutidos, produtos locais, vinhos, sucos e espumantes. Agendamento para grupos a partir de 15 pessoas.
De segunda a sábado, das 8h às 19h
Aos domingos, das 8h30min às 12h
www.armazemdascantinashistoricas.blogspot.com.br | (54) 3439-1168 (54) 9931-3748

Mirante do Campanário – A natureza revela-se num belo mosaico colorido de vales e montanhas, um patrimônio cultural da paisagem vitícola. Do alto do campanário (torre com os sinos da igreja), você pode vislumbrar o povoado de Faria Lemos, os Vales do Rio das Antas, Vale Aurora, Santa Lúcia, Morro do Céu, da Zemith, Monte Belo e o Vale dos Vinhedos. Visitação livre.

Casa Dequigiovanni – Um ambiente acolhedor que associa boa comida, excelentes bebidas artesanais e agradável show de músicas italianas. Os produtos são elaborados pelo proprietário e enólogo Jatir Dequigiovanni. Atende somente por agendamento.
www.casadequigiovanni.com.br | (54) 3454-3200 (54) 9944-8156

Cristofoli Vinhedos e Vinhos Finos – Acompanhar o processo de elaboração do vinho e as etapas de destilação da graspa, bebida tradicional Vêneta, são as atrações da Cristofoli. Visita à vinícola e degustação de vinhos e graspa. Edredom nos parreirais e Spuntino (lanchinho) através de agendamento para grupos, a partir de 8 pessoas.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h
Nos finais de semana e feriados, das 9h30min às 17h

Dal Pizzol Vinhos Finos e Ecomuseu do Vinho – A cidade do vinho guarda um lugar onde a cultura desta bebida permanece ainda mais viva. Neste parque, o visitante pode conhecer o Vinhedo do Mundo – com mais de 200 variedades originárias de 22 países, e a Enoteca – com coleção rara de mais de 2 mil garrafas de vinhos, produzidos desde o início da vinícola. Agendamento para grupos a partir de 8 pessoas.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h
Nos finais de semana e feriados, das 9h30min às 17h
www.dalpizzol.com.br | (54) 3449-2255

Montevino Espumantes Estrelas do Brasil – Passeio pelo belvedere permite ver o mosaico dos vinhedos do alto da montanha. Um bom lugar para fotografar e apreciar a paisagem da Serra Gaúcha.  Visita aos vinhedos e degustação de vinhos e espumantes. Atendimento somente através de agendamento.
www.estrelasdobrasil.com.br | (54) 3439-1089 (54) 9924-1016

Vinícola Monte Rosário – A cantina oferece opções de vinhos e espumantes, resguardando o fazer típico do vinho colonial. Visitar a vinícola é conhecer a história do vinho na Região, além de apreciar a vista panorâmica dos vales e montanhas. Visita e degustação.
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h45min

Vistamontes Sucos Naturais – Sucos de uva branco e tinto. Visita aos vinhedos, casa histórica construída com pedras extraídas do solo da propriedade e degustação dos sucos. Atendimento somente através de agendamento.
www.vistamontes.com.br | (54) 9603-3230

Vinícola Mena Kaho – Oferece vinhos e sucos de uva orgânicos com total respeito ao meio ambiente e à saúde do consumidor. Visita e degustação. Agendamento para grupos a partir de 20 pessoas.
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h45min
www.menakaho.com.br | (54) 3454-5840 (54) 3454-9142

A Associação Caminhos de Faria Lemos –
Entidade sócio cultural sem fins lucrativos, que tem por finalidade manter e valorizar a cultura, as memórias e os saberes locais, incentivando, entre outras atividades, a manutenção do dialeto Vêneto, o canto e a dança típica dos imigrantes italianos originários do Vêneto. Essas atividades são direcionadas aos jovens e adultos da comunidade local, principalmente como forma de complementar as atividades escolares regulares.
Mais informações: www.rotacantinashistoricas.com.br

Imagens: Acervo Prefeitura de Bento Gonçalves