A 6ª Edição do Tapas Week acontece de 7 a 23 de novembro em 16 restaurantes com especialidades espanholas e mediterrâneas. Este ano, todos os restaurantes oferecerão um menu degustação de tapas em três tempos com o valor fixo de R$ 49,90. O evento tem apoio da Codorniu e a Estrella Galicia.

O Tapas Week foi concebido pelo Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha em parceria com os restaurantes mais significativos de gastronomia espanhola na cidade. “Nosso objetivo com o evento é divulgar a Espanha como destino turístico, por meio da gastronomia”, explica Elvira Marcos, marketing da instituição da Espanha.

Nesta 6ª edição, os 16 participantes do evento são: Arola Vintetres, Clos Restaurante, Calà del Grau, Ecully, Empório Hedoniste, Gajos Bar e Restaurante, Caroline, Paellas Pepe, Museo Veronica, Gràcia Bar, La Paella Express, Torero Valese, Sancho Bar y Tapas, Los Molinos, Verissimo Bar e Donostia.

Confira os menus:

Arola Vintetres – Gaspacho: a sopa de tomate vem em shot feito com suco de tomate frescos azeite e vinagre de jeres (acompanha guarnições em texturas diferentes. no prato temos pepinos e azeite a frio, gelatina de pimentão vermelho, gelatina ágar e gelatina de tomate com manjericão); Batata Brava: pequenos cilindros de batata asterix confitadas em azeite e depois fritas em azeite a 180 °C,  acompanha molho de tomate picante e maionese de alho caseira; Croqueta de Jamon; Fideua; Crema Catalana.

Alameda Santos, 1.437 – (11) 3146.6486

Clos Restaurante – Entradas Gaspacho Revueltos com Jamon y aspargos e Escabeche de sardina com rabanete e folhas; prato principal: Butifarra, arroz com cetas e huevo estellado e Arroz de galinha caipira e Merluza rebozada, romesco e batata coradas; finalizando com cheesecake de manchego com confitura de pimento y frutos rojos ou Braço de Gitano Churros

Rua Domingos Fernandes, 548 – (11) 3045 2154

Empório Hedoniste – Calamares Marinados; Pulpo a la Gallega (polvo cozido com azeite e páprica doce ou picante);  Gambas al Ajíllo ; Patatas Bravas; Tapas de Quesos:  Manchego, Ibérico e Cabra maturado no vinho; e Montadito de Jamón: Jamón fatiado sobre fatia de pão assado na hora e tomate cereja.

Rua das Bandeiras, 336 – (11) 4901.5625

 Museo Veronica – Papas Arrugadas con Mojo Verde (batata cozida com bastante e molho verde à base de coentro); Carne Mechada (carne desfiada e refogada); Carrillada de Cerdo con Mojo Picón (molho levemente picante à base de pimentões e pimenta). F

Rua Tuim, 370 – (11) 5051.2654

 Gràcia Bar – Papas y Setas (batata com mix de cogumelo, gratinada com queijo manchego espanhol); Cesto de Camaron (Creme de camarão envolto por massa caseira); Jamon y Gorgonzola (Jamón espanhol, queijo gorgonzola e rúcula); Salmon em Fina Hierbas (Salmão defumado com ervas finas)

Rua Coropés, 87 – (11) 3034.1481

La Paella Express – Lagostin com calda de chocolate e pimenta; Tapa de Gambas al ajillo: camarões salteados em azeite e alho, tomatinhos e especiarias (servido em fatia de pão italiano grelhado); Tapa de setas: mix de cogumelos puxados na manteiga, finalizados com creme de leite e gratinados com queijo holandês (servido em fatia de pão italiano grelhado); Pimenta Cambuci, com recheio de porco defumado e pururuca; Trouxinha de massa filó, recheada com bacalhau e creme azedo; Bolinho de Paella sob tapenade de azeitonas; Brie levemente fundido, com calda de frutas vermelhas.

Rua Antonio de Macedo Soares, 1.369 – (11) 2893. 4181

Torero Valese – Croqueta de Jamon com queijo ementhal e geleia de pimenta; Tortilla de batata com cebola caramelada; Pintxo de frutos do mar a la vinagreta com crisp de alho poró  e Pintxo de brie gratinado, tomate catalão e berinjela empanada; Tapa de lula en su tinta; Tapa de Chistorra, tomate confit, cebola e batatas; Mini churros com doce de leite e sorvete de canela.

Avenida Horacio Lafer, 638 – 11 3168 7917

Sancho Bar y Tapas – Como entrada: duas tapas Mini pulpo a la vinagreta mini polvo com vinagrete Chabichou rebozado con mermelada de pimentos e Queijo de cabra empanado com geleia de pimentão; tapas de pupunha con mantequilla de trufa e palmito pupunha com manteiga de trufa branca e Gambas gigantes en sousvide con ajo y tomates e camarão rosa em sousvide com alho e tomates como principal. Para a sobremesa: Tartar de chocolate con crema de paprica de la vera torta de chocolate com creme de paprica defumada.

Rua Augusta, 1.415 – 11 3141 1956

Los Molinos – Mejillones a la vinagreta marisco à vinagrete; pulpo a la vila garcia polvo com alho picado e pó de pimentâo  espanhol; almejas a la marineira vongole com alho cebola e molho de tomate; paella marineira arroz, alho, cebola, vongole, lula, meca, camarão pequeno e camarão grande e creme de papaia para finalizar.

Rua Vasconcelos Drumond ,526 – (11) 2215.211

Verissimo Bar – Bolito de Rabo de Touro com polenta mole e crips de agrião; Tapa de Jamon, cogumelos, buffala e pesto de manjericão e tapa de mousse de chocolate com flor de sal e azeite de oliva.

Rua Flórida, 1488 – (11) 5506.6748

Calà del Grau – Entrante del Perellonet Tiras de pimentão no azeite, allioli, azeitonas e alho assado; Suquet  frio del Saler lula, camarão e mexilhão marinados em limão com salsa de pimentão, tomate e cebola roxa; Totilla de Pinedo Omelete de ovos com pedaços de, tomate bata e cebola fritos no azeite; Rollitos del Palmar Rolinho de abobrinha e muçarela em molho de tomate, gratinado com queijo parmezano e Tarta de Nazareth Massa de biscoito, clara em neve e creme de baunilha com coco.

Rua Joaquim Távora, 1.266 – (11) 5549.3210

Ecully – Croquetas de queijo de cabra, funghi e jamon e Mariscos frescos na concha com vinagrete de açafrão; oreo de azeitonas negras com recheio de pasta de azeite com alho; palitos de queijo de cabra com geleia de tomate e crema catalana.

Rua Cotoxo, 493 – (11) 3853 3933

Gajos Bar e Restaurante – Croquetes de pato; Bolinhos de bacalhau; Tostada de anchovas: anchovas, tomate, sobre pão d’água especial; Tostada de chouriço: linguiça curada, cebola confitada, sobre pão d´agua especial; Pica-pau: filé mignon aperitivo, molho madeira e picles; Bacalhau amanteigado; e Tortilla com brocolis.

Al Dos Arapanes, 1.307

Restaurante Caroline – Entrada: sardinha à escabeche com salada de batata a moda espanhola; para o prato principal: carcamusasà la toledana com batata  brava carne suína refogada com linguiça servida com batatas douradas; e como sobremesa: gaspacho de frutas vermelha s com sorvete de creme.

Rua Oscar Freire, 145 – (11) 3068 0601

Paellas Pepe – Pan Catalan con Jamón Serrano; Patatas Bravas;  Montadfito – Mejillones a la vinagreta; Pintxo de Tortilla de patatas em cubos con Pulpo a la Gallega; Paella del Pepe; e Crema Catalana.

Rua Bom Pastor,1660 – 11 3798 7616

 Donostia – Tapa Ibérica: Mini tosta de Jamón Ibérico, acompanhada de pão com tomate; Pintxo Donostia: fatia de pão com aspargo, queijo brie e jamón; Pintxo San Tiago: fatia de pão com anchova e ratatouille; e Pintxo Basco: fatia de pão com queijo de cabra e geleia da casa.

Rua Simão Álvares, 484 – (11) 3034 0996

Saiba mais sobre a gastronomia espanhola  A Espanha é tão rica em ingredientes quanto nas possibilidades que oferece em cada um de seus territórios. Justamente por isso, ela trata com facilidade essa vocação, endossada pela variedade de acepipes que oferta nos quatro cantos do país. Dos sabores marcantes da comida andaluza aos temperos exóticos e ótimos peixes e frutos do mar à disposição na Galícia, há um universo eclético para degustar. Não importa se você prefere a certeza da tradição ou o risco da modernidade na hora de comer.

Na Espanha, todos os cenários gastronômicos convergem em uma grande festa gourmet. O país é um deleite para os apreciadores de uma boa mesa e para os bon vivants. Isso porque reúne uma fervilhante gama de opções que podem agradar aos comensais mais comedidos, aos mais extravagantes e aos mais casuais. Não faltam bares para “tapear”, bistrôs, tabernas e gastrobares da moda e, claro, restaurantes estrelados por chancelas como o prestigiado Guia Michelin.

Tapas Week   de 7 a 23 de novembro

Site: www.tapasweek.com.br

Prepare as suas tapas com o auxílio de uma churrasqueira nova. Clique!

Veja mais receitas de comidinhas no novo livro Brigadeiros e Bolinhas Doces e Salgadas