www.cozinhadamarcia.com.br

Região da Uva e do Vinho na Serra, Campanha Gaúcha e Porto Alegre iniciam mobilização de olho em 2014

A comemoração é estadual, mas a mira está em Brasília. O Dia do Vinho 2013 comemorado no Rio Grande do Sul marcará o início de intensa mobilização de municípios e entidades de classe pela oficialização da data também em nível nacional, 10 anos depois da lei que a instituiu em solo gaúcho. O objetivo é ambicioso: celebrar o Dia Nacional do Vinho, em 2014, a uma semana do pontapé inicial da Copa do Mundo.

Neste ano, a programação do Dia do Vinho se estende de 24 de maio a 2 de junho, entre oito municípios da Região Uva e Vinho na Serra e cinco da Campanha Gaúcha. Enquanto Porto Alegre realiza mais uma edição da Feira do Vinho, de 29 de maio a 2 de junho, na Usina do Gasômetro.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) pretendem mobilizar pelo menos 200 empreendimentos com oferta de atividades. Esta participação é 20% maior em relação ao ano anterior.

Sob o mote “Viva o vinho! Brinde a vida”, a região da Uva e do Vinho se integra ao Dia do Vinho 2013 com Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e, a novidade da temporada, o novo município de Pinto Bandeira. Pela Campanha Gaúcha os municípios representados são Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento.

A 4ª edição do Dia do Vinho também conta com o apoio das entidades Sindicato Estadual do Vinho (Sindivinho), Bento Convention Bureau, Caxias Convention & Visitors Bureau.

Descontos de até 30%
Durante o período estão previstos descontos na compra ou degustações nas vinícolas participantes, de 10% a até 30%, promoções em hotéis, cursos de degustação, gastronomia, além dos tradicionais Workshop de Mídias Sociais e o Brinde Coletivo. Um novo site, pelo endereço www.diadovinho.com.br, estará no ar a partir da segunda quinzena de abril.

Já na Capital, o sucesso da iniciativa em 2012 trará à Feira do Vinho, novamente, a encenação da chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. No ano passado, o evento reuniu 28 vinícolas e comercializou mais de 18 mil garrafas de derivados de uva.

O foco desta 4ª edição do evento Dia do Vinho estará na marca dos 10 anos da promulgação da lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul, em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

O quê? 4ª edição do Dia do Vinho
Tema: “Viva o vinho! Brinde a vida”
Período: de 24 de maio a 2 de junho

Fotos: Gilmar Gomes / Divulgação