www.cozinhadamarcia.com.br

Principal crítico de vinhos da América Latina poderá incluir os rótulos nacionais no Guia Descorchados a ser publicado em oito países

O jornalista e crítico de vinhos mais famoso da América Latina, o chileno Patricio Tapia, irá avaliar os espumantes brasileiros pela primeira vez. A convite da Inner Editora e Eventos, Tapia degustará mais de uma centena de espumantes nacionais para o Guia Descorchados que é publicado nos Estados Unidos, Canadá, México, China, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.

O publisher da Inner, Christian Burgos, que está trazendo Tapia à serra gaúcha, explica que a intenção é realizar um amplo panorama da indústria brasileira no seu produto mais competitivo: o espumante. “Com o reconhecimento internacional do Patricio Tapia, acreditamos que poderemos auxiliar as vinícolas a ganhar reconhecimento e vender mais nesses mercados gigantes da América do Norte e da Ásia”, afirma. No Canadá, por exemplo, o Guia Descorchados é referência importante para o monopólio estatal que compra vinhos e espumantes do mundo todo.
A passagem de Patricio Tapia pela serra gaúcha será de 24 a 28 de novembro. Nos dias 24 e 25, ele degustará, no Spa do Vinho, os rótulos enviados pelas empresas brasileiras a convite da Inner. Nos dias 26 e 27, ao lado de Burgos, Tapia visitará as principais vinícolas da região.

Saiba mais
Formado em Jornalismo pela Universidade do Chile e diplomado em degustação e enologia na Faculdade de Enologia da Universidade de Bordeaux, Patricio Tapia é hoje o principal crítico de vinhos sul-americanos. Desde 1999, o chileno publica o guia Descorchados, uma referência do que ocorre na América Latina, avaliando milhares de rótulos do Uruguai, Argentina e Chile. Tapia também escreve e degusta para as revistas Decanter e Wine & Spirits. Há quatro anos,  Patrício e Inner são sócios na edição em português. Agora, os espumantes brasileiros entrarão definitivamente no radar de Tapia. “É um fato que pode impulsionar as exportações de vinhos do Brasil”, diz Burgos.

Foto:Daniela Villar/Ibravin