www.cozinhadamarcia.com.br

De 29 de fevereiro a 10 de março, o restaurante La Casserole propõe aos seus clientes uma verdadeira viagem no tempo. Clássicos da culinária francesa vão desfilar nos salões do charmoso bistrô em suntuosas baixelas de pratas, homenageando a Belle Époque – famoso período na história da França (final do século XIX e início do XX) marcado por uma grande efervescência cultural e gastronômica.

Estão presentes no cardápio pratos tradicionais como bisque de lagostim e carré de cordeiro ao molho de menta com legumes. O grande diferencial fica por conta do serviço: os pratos são apresentados em travessas antigas de prata ou de porcelana e os clientes se servem. Exatamente como era naquela época. Disponível apenas no jantar, o serviço especial só pode ser realizado no jantar para garantir a mise en scène.

Famosa tanto por avanços tecnológicos quanto pelo auge dos cabarés, a Belle Époque também é conhecida pela chegada de grandes chefs de cozinha às ruas de Paris. Com o fortalecimento da burguesia, esses cozinheiros deixaram as residências da nobreza para buscar o grande público. “Acho que é muito significativo este momento em que as pessoas começam a ter a oportunidade de degustar receitas que até então eram praticamente exclusivas da aristocracia”, revela a restauratrice Marie-France Henry.

Esse cenário acaba de ser retratado na obra “Para uma história de Belle Epoque: a coleção de cardápios de Olavo Bilac” que homenageia o poeta brasileiro. Gourmet assumido, o famoso escritor colecionava cardápios de eventos e banquetes dos quais participou. Analisando os cardápios da coleção, Marie-France selecionou os pratos mais citados para compor o menu que será servido no La Casserole. Veja a relação de pratos abaixo:

Menu Belle Époque

Bisque de lagostim

Aspic de terrine de campagne

Truta com vagens salteadas ao molho gribiche

Carré de cordeiro ao molho de menta com legumes

Choux à la crème

Carolina recheadas com chantily

R$ 115,00

 La Casserole  Largo do Arouche, 346  Tel.: 3331-6283 R$ 115,00/pessoa (serviço e bebidas a parte) O menu é servido apenas sob reserva, no jantar.

Para entrar no clima da virada do século XIX para o século XX, acompanhe o passeio da Cozinha da Marcia. Clique!