www.cozinhadamarcia.com.br

O vinho Corte A da Vinícola Vistalba safra 2008 foi eleito o melhor tinto na categoria Novo Mundo do Top Ten da Expovinis 2013. O rótulo argentino é importado com exclusividade pela Domno do Brasil e foi escolhido pelos 12 jurados desta que é a mais importante premiação de vinhos do Brasil. “Ter um vinho nosso eleito o melhor tinto do Novo Mundo na maior competição nacional mostra que estamos apostando em rótulos de alta qualidade, trazendo para o País o que há de melhor no mundo”, destacou o diretor-administrativo da Domno, Jones Valduga. Na categoria Novo Mundo foram avaliados 37 rótulos. No total, 250 vinhos nacionais e importados se inscreveram na premiação.

O Top Ten da Expovinis tem na coordenação do júri os especialistas Jorge Lucki e José Ivan dos Santos. As provas são feitas às cegas, sem o conhecimento dos rótulos. O destaque entre os jurados deste ano é o chileno Hector Riquelme, eleito o melhor sommelier do Chile em 2005, semifinalista do mundial disputado na Grécia em 2007, coautor do Guia Descorchados e jurado do Decanter World Wine Awards. Os outros experts jurados são Mario Telles Júnior (ABS-SP), Jorge Carrara (Prazeres da Mesa e site Basílico), Manoel Beato (sommelier do Fasano), José Luiz Alvim Borges (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-RJ), Gustavo Andrade de Paulo (ABS-SP), Celito Guerra (Embrapa Uva e Vinho), Mauro Zanus (Embrapa Uva e Vinho), Márcio Oliveira (site Vinotícias e Sbav-MG), José Luiz Pagliari (Sbav-SP e Senac-SP) e Roberto Gerosa (Blog do Vinho). As 10 categorias avaliadas são: espumantes nacionais, espumantes importados, brancos nacionais, brancos importados, rosados, tintos nacionais da serra gaúcha, tintos nacionais de outras regiões, tintos novo mundo, tintos velho mundo, fortificado e doces.

O Corte A da Vistalba poderá ser degustado no estande da Domno do Brasil na Expovinis deste ano, que começa na quarta-feira (24) e segue até sexta (26). Também será possível apreciar o Corte A no dia 24, das 17h às 18h30, ao lado de todos os vencedores do Top Ten 2013.

Ficha técnica

Vinícola: Bodega Vistalba

Vindima: 2008

Variedade: Malbec 87% | Cabernet Sauvignon 5% | Bonarda 8%

Terroir: Luján de Cuyo – Mendoza – Argentina

Vinificação

– Seleção final dos cachos;

– Desengace das uvas frescas;

– Maceração pré-fermentativa a frio;

– Uso de leveduras selecionadas Saccaromyces Cerevisiae;

– Fermentação alcoólica com temperatura de 25ºC a 28ºC;

– Prensagem descontínua delicada;

– Maturação por 18 meses em barricas de carvalho francês;

– Envase;

– Maturação em cave por 12 meses;

– Rotulagem.

Análise sensorial

-Visão: Coloração vermelho rubi com reflexos negros.

-Olfato: Aroma mesclando frutas vermelhas maduras com notas de baunilha, chocolate e tabaco.

-Paladar: Em boca é encorpado, com taninos firmes e em processo de evolução. O final é prolongado e picante.

Consumo: 16º a 18ºC.

Harmonização: Carnes vermelhas com mais gordura e carnes de caça.

Laudo Analítico

Álcool: 14,8%

Acidez Total: 5,34 g/l de ácido tartárico

Açúcar: 2,0 g/l

pH: 3,63