1° SEMINÁRIO NACIONAL DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS (IGs): uma abordagem metodológica para o desenvolvimento e reconhecimento de IGs

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Escritório de Transferência de Tecnologia e do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola, realizará o 1° Seminário Nacional de Indicações Geográficas (IGs): uma abordagem metodológica para o desenvolvimento e reconhecimento de IGs, nos dias 25 e 26 de setembro próximo, no auditório do Bloco 46, em Caxias do Sul, com a coordenação da Profa. Dra. Ivanira Falcade e da Mestranda Andresa Colloda.

O seminário insere-se no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre o INPI e várias instituições do RS. Também são organizadores do evento a Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual (RGPI), a Embrapa Uva e Vinho; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Coordenadoria de Indicações Geográficas e da Regional Porto Alegre; e o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN); tendo o apoio do CNPq e da CAPES.
O Seminário de IGs tem por objetivo sensibilizar e integrar produtores e atores públicos e privados, em âmbito estadual e nacional, para o desenvolvimento de indicações geográficas, visando a capacitação para o diagnóstico e a formulação de projetos para o pedido de registro de Indicações Geográficas de produtos e serviços no Brasil. O evento destina-se a associações de produtores e empresas de potenciais IGs e associações com IGs registradas, pesquisadores, pós-graduandos; instituições de PD&I e desenvolvimento e extensão rural, e outros interessados no tema das IGs de áreas afins como direito, geografia, agronomia, biotecnologia, geologia, engenharia de alimentos, biologia, administração, enologia, economia, veterinária, entre outras.

Nesse contexto, para analisar o tema das IGs foram convidados especialistas, entre os quais a Dra. Kelly Bruch (IBRAVIN), a Dra. Lucia Regina Fernandes (INPI), a Dra. Patrícia Barbosa (INPI), o Dr. Jorge Tonietto (Embrapa Uva e Vinho), o Dr. Gilberto Mascarenhas (MAPA), o Dr. Flávio dos Anjos (UFPEL), que, organizados em painéis, trarão variados enfoques, o que permitirá um amplo debate, incluindo sobre a metodologia que tem sido usada para o desenvolvimento e reconhecimento das IGs de vinhos finos e espumantes na Serra Gaúcha.Também serão analisadas as diferenças entre Indicações Geográficas e as Marcas Coletivas e Marcas de Certificação.

Painéis do seminário – Além das análises técnicas, destacam-se os painéis dos depoimentos de representantes do setor produtivo de IGs reconhecidas: Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, da Indicação de Procedência Cachaça Paraty e Indicação de Procedência do Queijo Minas Artesanal Canastra; o depoimento de representantes de potencias IGs: Erva-mate de Ilópolis; Queijo Serrano dos Campos de Cima da Serra; Pêssegos de Pelotas e Artesanato em Lã de Carneiro da Campanha; além dos Alambiques Gaúchos e sua opção pela marca coletiva.

Como se inscrever – Visite  o site da Universidade de Caxias do Sul onde estão disponíveis mais informações, inclusive a programação completa e o formulário de inscrições gratuitas, mas limitadas: http://www.ucs.br/site/eventos/1o-seminario-nacional-sobre-indicacoes-geograficas/programa/

Outras informações podem ser obtidas no email indicacoesgeograficas2013@inovaucs.com e pelo telefone (54)3218-2148 ou na Central de Atendimento da Extensão da UCS pelo fone 3218-2800, 3218-2152 e 3218-2322 e pelo email extensaocursos@ucs.br.