www.cozinhadamarcia.com.br

Setembro é o mês de preparar o Caruru, comida baiana de origem africana que homenageia os Ibejis, os espíritos livres que vivem dentro de cada um de nós e em todas as coisas. A receita é fácil e utiliza ingredientes como amendoim e castanhas, além do óleo de dende. Um dos ingredientes é o quiabo, não como se conhece cheio de baba, mas como um creme. A baba é retirada antes aferventando-se os quiabos na água e sal. Para quem gosta de camarão é um prato cheio

Saiba mais sobre a história do Caruru

INGREDIENTES

Rende 6 a 8 porções
1 kg de quiabos
1 e 1/ 2 xícaras de chá de camarões defumados
3 colheres de sopa de óleo de soja
1 / 4 xícara de chá de azeite de dendê
1 cebola grande bem picada
2 dentes de alho bem picados
1 / 2 xícara de chá de amendoim torrado e moído
1 / 2 xícara de chá de castanha de caju torrada e moída
Sal e pimenta malagueta a gosto
2 kg de camarões grandes, 900 g sem as cascas, só com o rabo
2 colheres de sopa de folhas de coentro picadas


MODO DE PREPARO

Lave os quiabos, corte as pontas e em seguida cada um deles em quatro a seis pedaços. Ferva os quiabos por cinco minutos em água temperada com 1 colher de chá de sal. Escorra.

Coloque os camarões defumados em um tabuleiro e seque-os no forno bem baixo por aproximadamente 15 minutos. Para saber o ponto correto quebre-os para ver se estão quebradiços. Espere esfriar e bata no liquidificador até obter uma farinha fina.

Lave os amendoins, seque-os no forno e bata no liquidificador até obter um creme. Faça o mesmo com as castanhas de caju, o creme não ficará tão cremoso como o de amendoim.

Numa panela grande a cebola picada e os dentes de alho espremidos no óleo. Acrescente os quiabos, refogue bem. Polvilhe com o camarão seco em pó, cubra com água. Quando ferver junte aos poucos, sempre experimentando a pasta de amendoim, e a de castanhas. O melhor é ir misturando as pastas aos poucos para acertar o sabor. Eu prefiro uma quantidade menor de amendoim. A farinha de camarão e as pastas de amendoim e castanha ajudam a engrossar o caruru. Se o caldo ficou muito grosso junte água. E por último acrescente os camarões. Quando estiverem cozidos acrescente um fio de azeite de dendê e o coentro picadinho. Sirva com arroz branco.

Como a comida não é para servir em um ritual, já no prato esprema um pouquinho de suco de limão.

A Cozinha da Marcia lançou um Fichário de Receitas, veja aqui!

Novos microondas com grill